Meditação © Amplo Publications

14 de dezembro de 2017

Você Está Preparado?

Nosso irmão Marcos Pereira contou-me uma história hilária. Quando era adolescente na cidade de Uberaba tinha uns amigos que eram filhos dos donos da Mutual Apetrim (Instituição Financeira). Os pais iam viajar para Belo Horizonte, sede da Instituição, e então os filhos aproveitaram a ausência dos seus progenitores para dar uma festança na casa. Na noite em questão estava a garotada do bairro ouvindo música, comendo e bebendo, mas, o voo para BH foi cancelado e os pais voltaram para casa inesperadamente. O irmão Marcos disse que quando abriram a porta a molecada ficou desesperada, e alguns saltaram pela janela, outros correram pelos fundos e os filhos sentaram-se no sofá petrificados.



A parousia trata da volta de Cristo e da sua presença com a igreja. A Bíblia diz que “os que estivermos vivos seremos arrebatados [αρπαγησομεθα] juntamente com eles [crentes que já partiram serão ressuscitados] nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com estas palavras” (I Ts 4.17-18, NVI); e ainda: “Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: ‘Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?’" (Mt 24.3, NVI). As Parábolas de Jesus servem didaticamente para motivar a nossa fé e dar firmeza espiritual para vencermos o desleixo. Os discípulos de Jesus devem lutar contra a negligência para não sucumbirem na vida espiritual. Vamos examinar uma parábola contada por Jesus em Lucas 12.35-40.   



Aprendemos com esta estória que a vigilância do servo será recompensada. Quando o senhor voltar recompensará aquele servo que foi cuidadoso e esperou com fidelidade o seu retorno.  Saiba que sua atitude durante a espera pelo Senhor conta muito. O peso da parábola está na atitude enquanto se espera pelo senhor. “Estejam prontos para servir, (lombos cingidos) e conservem acesas as suas candeias” (v.35); com prontidão “como aqueles que esperam seu senhor voltar de um banquete de casamento; para que, quando ele chegar e bater, possam abrir-lhe a porta imediatamente” (v.36) e vigilância “felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar” (v.37).  A promessa é de que serão recompensados: “Eu lhes afirmo que [1] ele [o senhor] se vestirá para servir, [2] fará que se reclinem à mesa [os servos], e [3] virá servi-los [Sl 23.5-6]. A volta do Senhor Jesus é iminente, porém imprevisível, “mesmo que ele chegue de noite ou de madrugada” (v.38). Ninguém sabe a hora! Porém, o discípulo precisa se manter firme na fé: “felizes os servos que o senhor encontrar preparados. Entendam, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não permitiria que a sua casa fosse arrombada. Estejam também vocês preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que não o esperam" (vv.39-40).



Tentei imaginar a perplexidade daqueles garotos quando viram os donos da casa entrarem pela porta. Maranata! Cristo voltará! Entretanto, existem muitas artimanhas do INIMIGO para desanimar os cristãos e fazê-los dormir para as coisas espirituais. Você está pronto para partir? Embora seja um clichê, é fato, Jesus pode voltar a qualquer momento, por isso sua vinda é retratada como “iminente”. A Bíblia nos exorta a manter uma atitude de prontidão, servindo a Deus de todo o nosso coração, praticando obras dignas do seu louvor. Jesus voltará e trará recompensa aos que o esperam, por isso mantenha acessa a sua lâmpada, pois o Senhor está às portas!

pr. Sebastião machado
13-dez_a-providencia-de-deus

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior