Meditação © Amplo Publications

17 de fevereiro de 2017

Cultive Alegria no Coração

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações” (Tg 1.2).


Nossa Sociedade consumista e hedonista ensina que alegria está ligada ao ter. Alegre é a pessoa que consome certo tipo de produto, usa certa marca de roupa ou objetos eletrônicos. Por exemplo, alegria é poder possuir o novo computador recém-lançado, o novo iPhone Apple e ainda comprar o carro zero. Só que estas alegrias aparecem e desaparecem rapidamente, não tem caráter duradouro, pois logo são lançados outros produtos e modelos no mercado.


Tiago recomenda uma alegria cuja atitude provém de um coração confiante em Deus. Ele está escrevendo “às doze tribos da Dispersão” (1.1). Seu público são judeus convertidos que foram dispersos por causa da fé em Jesus e, por isso, sofriam a antipatia dos seus compatriotas, eram hostilizados e rejeitados no arraial de Jacó por crerem que o Messias era Jesus.  A carta, escrita entre 45 e 48 d.C, é o primeiro documento cristão inspirado por Deus, e apresenta um caráter prático, pois Tiago é direto no que fala, sem rodeios.  


O escritor convoca estes irmãos dispersos que viram seu “mundo” ficar de ponta à cabeça para terem uma atitude positiva diante das provações: “A alegria do Senhor é a nossa força” (Ne 8.10). Somente com um coração alegre diante das instabilidades da vida produzirá uma fé útil para glorificar a Deus e trazer o crescimento espiritual necessário. As provações são aquelas inconstâncias da vida, ou seja, as coisas que acontecem conosco sem que nós tivéssemos planejado, são os “acidentes de percurso”. Tiago diz que estas provações ao atingir a nossa vida tem um propósito, pois Deus trabalhando no nosso caráter irá produzir “perseverança” (a capacidade de ir adiante, sem desistir), “maturidade” (“chegar ao ponto” como uma fruta madura para consumo), “sem lhes faltar coisa alguma” (Só Deus sabe o que é preciso para completar a boa obra em cada um de nós, Fp 1.6).


Como está o seu estoque de alegria? Você é do tipo pessimista ou otimista? Você consegue enxergar a boa mão de Deus nos eventos da sua vida? Creia que Deus está atento e usando todas as inconstâncias da sua vida para um fim proveitoso no seu caráter. Portanto, meu desejo e oração são para que você aprenda reagir corretamente diante das provações da vida. Não temos como fugir delas, mas podemos reagir cultivando alegria no coração por causa do caráter didático delas nas mãos do nosso Deus e Pai.  Deus abençoe!

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
16-fev_a-resposta-calma-desvia-a-furia