Meditação © Amplo Publications

17 de janeiro de 2017

Fortaleza Segura

“Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte”.  Provérbios 14.26,27


Assisti a um filme cujos atores principais eram Tom Cruise e Cameron Diaz (Encontro Explosivo — Knight and Day, em inglês). Como sempre, o personagem de Tom Cruise era um super agente a quem nenhum tiro fatal atinge e que — como é de se esperar em filmes de ação — consegue vencer um número inimaginável de inimigos. A personagem de Cameron Diaz começa suas cenas com muito medo, mas no decorrer do filme, percebendo as habilidades do agente, passa a enfrentar os perigos com extrema calma simplesmente por confiar inteiramente nas habilidades do seu guarda-costas. Isso, é óbvio, é coisa que só acontece em filmes. Porém, Salomão olha para Deus e vê nele um super agente capaz de proteger eficazmente “aquele que teme ao Senhor”. Assim, ele dá quatro vislumbres sobre a proteção de Deus e sobre “o temor do Senhor” como ingrediente essencial nessa proteção.


O primeiro vislumbre é de Deus como “uma fortaleza segura”. Nos dias do rei sábio, uma muralha alta feita de pedras fortes podia repelir um exército bastante poderoso. O segundo vislumbre é do Senhor como protetor não apenas daquele que o teme, mas também como “refúgio para os seus filhos”. Essa é a figura de um lugar alto, onde não há muralhas, a fim de se proteger das vistas e das flechas dos perseguidores. O terceiro vem da expressão “fonte de vida”, ou seja, aquele que fornece o que é necessário para a sobrevivência. Por fim, Deus é retratado como aquele que “afasta das armadilhas da morte”, como se fosse um guia que conduz seus servos por campos seguros e que lhes mostra os artefatos de caçadores a fim de não se tornarem suas presas.


Com uma descrição como essa, onde mais o crente em Cristo que teme a Deus colocará sua esperança em meio a tempos tão maus e difíceis como os nossos? Ou será que você pode enfrentar tudo isso sozinho, sem o divino protetor? Se a resposta é não, busque o Senhor em sua Palavra e obedeça aos seus ensinos, sempre mantendo viva a fé naquele que nos amou a ponto de dar seu Filho para morrer por nós.

pr. thomas tronco

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
1  O Pr. Thomas Tronco não deu título a esta meditação. 1