Meditação © Amplo Publications

19 de dezembro de 2017

Foi Assim!

“Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria Achou-se grávida pelo Espírito Santo” (Mt 1.18).


Todos os anos, na Páscoa e no Natal, aparecem reportagens bombásticas dizendo alguma calúnia contra Jesus e contra a fé cristã. A Mídia incrédula não se cansa de cavar o passado atrás de uma “notícia” para destruir o cristianismo, mas como disse Jesus “o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração". Por outro lado, Mateus escreveu de forma simples, objetiva e direta. Foi assim é a história como de fato aconteceu! A verdadeira narrativa da forma como os personagens viveram e o escritor registrou sob a supervisão do Espírito Santo. Mateus viveu no primeiro século, foi discípulo e apóstolo de Jesus Cristo e, portanto,  estava autorizado por Deus para registrar sua palavra – I Pe 1.16.


No relato bíblico destacam-se algumas qualidades de José: Primeiro, a Bíblia o chama de “homem justo”, isto significa ser um crente verdadeiro e agir com base em princípios bíblicos. Segundo, observamos que ele era um homem sensível, pois não quis expor Maria à desonra com um divórcio público a fim de torna-la alvo de comentários maldosos. Ao demonstrar sensibilidade, mesmo acreditando ser vítima de traição, José revelou a face do seu verdadeiro amor por Maria. E, terceiro, José mostrou ser um homem prudente porque resolveu anular o casamento secretamente, um divórcio privado, sem alardes para proteger Maria.


O natal de Jesus revelou o grande amor de Deus por aqueles que o temem. Deus disse: “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você” (Sl 32.8). Nosso Deus foi bondoso com José, pois “depois de ter pensado nisso”, no divórcio e suas implicações, um anjo apareceu-lhe para revelar a verdade (Mt 1.20-21). Penso que, todos nós cristãos, devemos aprender a pensar antes de agir. Creio que José considerou o assunto em oração à luz da Palavra, avaliou as consequências à luz de princípios bíblicos e foi agraciado com uma resposta Divina. Ele foi informado pelo anjo de que toda aquela situação era uma obra Divina e o convocou a assumir a missão de Deus para sua vida: “E você deverá dar-lhe o nome de Jesus (Deus é Salvador)”. Que privilégio! José recebeu o aviso de que o filho não era ilegítimo, porém o auxílio de Deus para o seu povo – “Ele salvará o seu povo dos seus pecados”. José não procurou a sua própria felicidade, mas se dispôs a cumprir o chamado de Deus para sua vida.


O registro de Mateus nos mostra também que, como José, todos nós cristãos precisamos crer e obedecer a palavra de Deus. O anjo citou a Escritura para confirmar sua palavra (Mt 1.22-23) porque a palavra de Deus é viva e eficaz. A citação do Profeta Isaías enfatiza que o tempo passa e os homens saem de cena, mas a palavra do Senhor permanece para sempre. Por conseguinte, José, ao acordar fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa (Mt 1.24). Finalmente, precisamos aprender neste natal com José a ter autodisciplina: “Mas não teve relações com Maria enquanto ela não deu à luz um filho”. A nossa geração está tão acostumada a fazer a própria vontade e satisfazer os próprios desejos que ninguém quer se sacrificar para ver o plano de Deus se cumprir em sua vida. Precisamos Aprender a esperar o tempo de Deus – Salmo 46 – “aquieta-vos e sabei que eu sou Deus...”

 

Que nesse natal você possa considerar Jesus não como uma opção, mas como a única opção!  Porque o anjo disse para José que “Ele e só Ele salvará o seu povo dos pecados deles”, por isso Pedro afirmou em Atos 4.12 – “não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. Foi assim a história do natal, por isso não se perca em meio aos presentes, comes e bebes, mas agradeça a Deus de coração por ter nos dado Seu Filho, Jesus Cristo!

pr. Sebastião machado
21-dez_natal-de-jesus

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior