Meditação © Amplo Publications

25-out_a-mae-estupradora

26 de outubro de 2017

A Comunidade Ideal

“Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança” (I Pe 3.8-9).


Você conhece aquele ditado: ‘A grama do vizinho é sempre mais verde!’ Mas, será que a grama do vizinho é realmente sempre mais verde? Nós infelizmente temos uma tendência de valorizar o que é dos outros e desvalorizar o que é nosso. Tenho conversado com alguns irmãos que insistem em dizer que tal e tal ministério é uma bênção, mas o nosso fica a desejar. Penso que deixamos de avaliar o conteúdo para valorizar a forma. Nossa comunidade da fé tem sido construída com relacionamentos mútuos de amor e respeito entre os irmãos e as irmãs. Creio que é justamente isso que Pedro está requerendo dos cristãos a quem se dirigiu na sua carta. Eles deveriam ter o mesmo modo pensar, buscar a unidade e concordância; serem “simpáticos” sentindo junto com o outro seja na alegria ou na tristeza, demonstrar amor sincero uns pelos outros, serem compassivos e de bom coração com uma mente humilde. João Batista exemplifica bem esta mente humilde quando disse sobre Jesus: “Convém que ele cresça e que eu diminua” [Jo 3.30]. Assim vive uma comunidade ideal, Cristo cresce, na medida em que os membros se tornam servos humildes e úteis nas mãos do Senhor.


Deus ordenou que os irmãos cortassem de sua prática a retaliação para que pudessem viver em amor e respeito. No texto de I Pe 3.9ª, o apóstolo disse: “Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto”. A retribuição significa pagar o mal com o mal (dar o troco) e a retaliação é o desejo de vingança quando se aplica uma pena. Porém, o cristão deve evitar este tipo de comportamento e seguir o exemplo de Jesus, conf. I Pe 2.23. Deus, por isso, instruiu a igreja a fazer o certo a fim de cumprir o propósito do seu chamado - I Pe 3.9b diz, “pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança”. Os crentes são chamados para bendizer (abençoar) – Rm 12.14; e chamados para receberem bênçãos por herança.


A seguir Deus nos oferece duas razões para vivermos com amor e respeito mútuos. 1ª. O Seu cuidado vigilante em favor dos justos: v.12ª. – “Olhos e ouvidos”  é um antropomorfismo que apela para sua onisciência; e 2ª. O Seu justo juízo contra os malfeitores – v.12b. Em II Cr 16.9 diz que “Deus está sempre vigiando tudo o que acontece no mundo a fim de dar forças a todos os que são fiéis a ele com todo o coração. Nisso, disse o profeta para o rei Asa, você cometeu uma loucura (deixou de confiar em Deus). De agora em diante teria que enfrentar guerras".


A comunidade ideal é aquela que a congregação vive em amor e respeito mútuo. Estamos construindo um muro e adquirimos blocos para erguê-lo. Existem blocos de tamanhos e formatos diferentes porque eles têm funções diferentes, mas todos têm o mesmo propósito. Alguns são descartados, mas outros cortados para se ajustarem na edificação. O pedreiro é quem toma as decisões e com sabedoria vai utilizando os blocos e erguendo o muro até completar a obra. A igreja também é assim! Tem gente de todo tamanho e formato e com funções diferentes. Mas, cada peça é importante no propósito do Construtor que já vê o muro construído, mas nós temos dificuldades de enxergar a obra do Criador. Por isso, peço a você que pare de ficar olhando para a grama do vizinho, ela não é mais verde que a sua, portanto concentre na sua grama e trabalhe por ela, procure regá-la mais vezes e com mais amor. Você verá que sua grama também, pela graça de Deus, está ficando cada vez mais verde porque ela é a sua comunidade ideal.



pr. Sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior