Meditação © Amplo Publications

28 de agosto de 2017

Selo de Garantia

“Por meio dele (de Jesus) vocês creem em Deus” (IPe 1.21)



O selo de garantia serve para certificar que um produto é autêntico e que tem um nível de qualidade diferenciado. Desta maneira, consegue-se comunicar que o produto em questão não é uma falsificação. A obra de Cristo na cruz do Calvário tem o selo de garantia divino, e, por isso, podemos descansar em todas as promessas que Deus nos fez. A obra completa do Filho em nosso favor é explicada pelo apóstolo Pedro a fim de dar segurança aos cristãos que naquela época passavam por todo tipo de provações. Ele demonstra cinco aspectos do plano da salvação para autenticar a obra de Cristo.



Primeiro, a ênfase na sua eternidade – “conhecido antes da criação do mundo” (v.20a). O plano de Deus não foi feito de emergência nem de última hora, mas concebido pela Trindade antes da fundação do tempo e do espaço. Segundo, a encarnação de Cristo – “manifestado, revelado nestes últimos tempos” (v.20b). O amor de Deus enviou o seu Filho que veio dar sua vida em resgate por muitos. Terceiro, a morte de Cristo: “em favor de vocês” (v.20c). A morte de Jesus não foi um acidente nem uma fatalidade, mas aconteceu como planejado (At 4.27-28)  foi um sacrifício expiatório, vicário e substitutivo. Quarto, a ressurreição: “Deus que o ressuscitou dentre os mortos” (v.21b) – At 2.23-24; I Co 15.12-20. Deus ressuscitou seu Filho, um ponto de destaque na história da salvação e a grande esperança para os cristãos. E, finalmente, a entronização de Cristo: “e o glorificou” (v.21c). Jesus morreu, mas ressuscitou dentre os mortes e foi assunto aos céus e está entronizado à direita do Pai “portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles” – Hb 7.25.



Portanto, esta carta de Pedro traz consolo tanto para os cristãos a quem foi dirigida  no primeiro século como para nós hoje. Por isso podemos ter confiança em Cristo e na sua obra, pois ela tem o selo de garantia e a aprovação de Deus que nos convoca para crer e não para fazer coisa alguma, “porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé, e isto não vem de vocês é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie”. Por causa da obra perfeita de Cristo podemos enfrentar todo tipo de provação sem vacilar porque “a nossa fé e esperança estão em Deus”.

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
25-ago_que-tipo-de-lider-eh-voce