Meditação © Amplo Publications

27-out_falando-a-verdade-com-educacao

30 de outubro de 2017

Sofrer Por Causa da Justiça

“Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem? Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes” (I Pe 3.13-14).


Nós Ocidentais não sabemos o que é viver debaixo de perseguição por causa da fé. Por isso, quando lemos a Bíblia, especialmente Pedro, parece tão irreal e tão longe de nós o texto bíblico. Todavia, ainda hoje existem perseguição e sofrimento por causa da fé cristã. O assunto abordado por Pedro é sobre o sofrimento injusto. O trecho acima está dizendo que a reação do cristão diante do sofrimento injusto deve ser positiva por causa daquilo que Deus pode produz na vida daqueles que têm um compromisso de fé com Jesus Cristo.  


Primeiro Pedro estabelece um princípio Geral: O cristão deve ser zeloso da prática do bem: “Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem?” Qualquer Governo, por mais perverso que seja, tem como premissa punir o malfeitor e recompensar o benfeitor. Portanto, Pedro está convocando os cristãos para serem bons cidadãos, zelosos, cuidadosos e, industriosos na pratica do bem. Segundo, ele traz uma exceção à regra: O cristão pode sofrer por causa da justiça: “Todavia” (contraste com v.13) – há uma grande possibilidade de que o cristão sofra por causa da justiça, ou seja por crer em Cristo. Este é o sofrimento injusto. Portanto, Pedro dá alguns conselhos para os cristãos enfrentarem este tipo de sofrimento, simplesmente porque eles amam a Cristo:


Primeiro conselho: Saibam que somos abençoados por Deus: “vocês serão felizes” -  v.14ª. Diante do sofrimento a nossa tendência é pensar que Deus está nos punindo ou que não nos ama nem se interessa por nós. Pedro está reproduzindo o ensino de Jesus em Mateus 5.10. “Bem-aventurados”, ou seja, abençoados são vocês por Deus por agirem certo.


Segundo conselho: Superem o sentimento do medo – v.14b. Não é difícil ter medo de ameaças! Muitos abandonaram a fé por causa das pressões, principalmente por medo da morte, mas a morte não é o fim para o crente! O Cristão precisa saber que ao morrer, ele “parte” para estar com Cristo, o que é muito melhor. Jesus disse: “não temam os que matam o corpo, mas não podem matar a alma” – Mt 10.28.


Terceiro conselho: Santifiquem a Cristo como SENHOR no coração – v.15ª. Há um cântico que nos ensina sobre o senhorio de Cristo: “Tu és o dono do meu coração”. Diante do sofrimento torna-se necessário reconhecer o direito de Cristo sobre nossa vida. Os cristãos sempre estarão diante de uma escolha: [1] Fugir por causa das ameaças dos incrédulos vs [2] Permanecer firme na palavra de Jesus.


Quarto conselho: Estar preparado para testemunhar a fé cristã – v.15b-16. Quando o cristão deve defender sua fé?  Pedro diz que é quando os incrédulos pedirem a razão da sua esperança.  Com que atitude o cristão deve responder? Com mansidão e respeito, boa consciência.


Finalmente a palavra de Deus nos motiva a ter uma vida que vale a pena ser vivida. Portanto, o que é melhor para o cristão? Conforme o que o ensino bíblico diz por meio do apóstolo Pedro é sofrer por fazer o bem segundo a vontade de Deus (v.17). É por isso que devemos continuar firmes na fé, com a consciência limpa, fazendo o que sabemos ser o correto, pois é isso que glorifica a Deus.

pr. Sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior