Meditação © Amplo Publications

2 de abril de 2018

Dando Adeus à Velha Vida

O estadista britânico, Winston Churchill, disse certa vez que melhorar é mudar e que ser perfeito é ter a coragem de mudar frequentemente. Mudança requer uma dose de ousadia porque exige sair da zona de conforto para aventurar em campos desconhecidos. Escuto alguns artistas, como se fosse um novo modismo, darem testemunho de que agora são crentes e que frequentam um determinado ministério. Mas, o que se observa é que a vida destes homens e mulheres não muda em nada. Pelo contrário, alguns estão assumindo até a homossexualidade como “opção sexual”.


O texto que temos da parte de Deus em EF 4.17-32 explica aos cristãos de Éfeso e, também para nós, que existe um contraste marcante entre a vida de um incrédulo e a vida de um cristão. Quem se torna crente, pela graça de Deus, precisa viver uma vida diferente para glória de Deus. A ordem bíblica para os cristãos é no sentido de darem adeus ao velho estilo de vida pagão: “No Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios” (4.17); “quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem...” (4.22); “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem que não seja como insensatos, mas sim como sábios” (5.15).


Por isso, o apóstolo mostra as razões porque o cristão deve abandonar o estilo de vida da incredulidade. Ele apresenta cinco razões e dá a consequência prática da opção por este estilo de vida. As descrições do viver sem Cristo estão em Efésios 4.18-19, e são: [1] Inutilidade dos seus pensamentos, ou seja, pensamentos vazios como bolha de sabão; [2] Obscurecidos no entendimento que são cheios de trevas, pois não têm discernimento espiritual para escolher o bem; [3] Separados da vida de Deus por causa da ignorância que estão: O incrédulo está separado da vida com Deus e vive em rebeldia contra o seu Criador e, por causa disso, não está nem aí para a vontade de Deus; [4] Endurecimento do coração, significa coração como de pedra. Lembre-se de Faraó! Ele viu o poder de Deus, mas não se quebrantou nem se humilhou diante do Senhor; e, por último: [5] Insensibilidade espiritual porque para eles as coisas de Deus são loucura, I Co 2.14. Depois de destacar o que se passa na mente e no coração dos incrédulos, a Bíblia vai apontar a consequência desta opção de vida “eles se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza”.


Crente, nascido pelo Espírito, precisa viver uma vida diferente. No Séc. XIX, Charles Spurgeon, o grande pregador batista, estava andando nas ruas de Londres quando um bêbado o interpelou e disse: “o senhor não se lembra de mim?” Não! Porque deveria? Respondeu Spurgeon. O homem disse: “Eu sou um dos seus convertidos!” Então, Spurgeon olhou para ele e com tristeza no coração respondeu: “É verdade, nota-se que o senhor é um convertido meu, pois se o fosse de Jesus Cristo, não estaria vivendo esta vida miserável como um incrédulo”. Tem muita gente que se diz convertido de fulano e de beltrano, mas não tem mudança de vida. Mas, todo aquele que é convertido de Jesus tem a vida transformada pelo poder de Deus! Porque, crente que é crente vive uma vida diferente. E você, é convertido de quem?


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior