Meditação © Amplo Publications

4 de janeiro de 2018

Na Contramão do Senso Comum

Senso comum é uma forma de pensar formada a partir dos hábitos adquiridos, das crenças e de preconceitos. Por meio do senso comum o homem adquire um conhecimento que fornece orientação e provê ferramentas que o impedem de repetir os mesmos erros do passado. Todavia o senso comum não é suficiente para guiar uma pessoa no caminho do bem. Na contramão do senso comum está a fé em Deus. Por isso, andar com Deus é ter um relacionamento de confiança firmado na Revelação! Nós que professamos fé no Senhor Jesus devemos crer na palavra de Deus, independente do que queremos, sentimos e até mesmo vemos. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra!” Não é fácil! Mas, a recompensa é garantida. Nem Maria nem José ao ouvir o anjo Gabriel agiram pelo senso comum! Eles aceitaram a palavra revelada e caminharam pela fé confiando no Deus todo-poderoso de Jacó!



Uma história que se passou com o profeta Jeremias me chamou muito a atenção esta semana na minha leitura devocional. O episódio se deu logo depois da destruição de Jerusalém por Nabucodonosor e a nomeação de Gedalias, pelo rei da Babilônia, como governador de Judá.  Houve uma conspiração política e um certo Ismael, filho de Netanias, matou o Governador. Então, com medo de represálias, Joanã, filho de Careá, reuniu o restante do povo para fugir para o Egito a fim de escapar dos Babilônios. A caminho do Egito os líderes e o povo procuraram Jeremias e disseram: “Ore rogando ao SENHOR, ao seu Deus, que nos diga para onde devemos ir e o que devemos fazer” (Jr 42.2, NVI). Parece que havia sinceridade nesta busca de orientação, não é mesmo? Então, Jeremias buscou ao SENHOR e recebeu uma resposta, porém a palavra de Deus veio na contramão do que os líderes queriam. Deus disse que eles não deveriam descer ao Egito, mas permanecer na terra de Judá e servir os babilônios, assim seriam preservados e abençoados. Mas, esta resposta divina não combinava com o senso comum de proteção deles, então os líderes e os arrogantes disseram para Jeremias: “Você está mentindo! O SENHOR não lhe mandou dizer que não fôssemos residir no Egito” (Jr 43.2, NVI).



Nós não agimos da mesma maneira? Rejeitamos ficar onde Deus ordena e preferimos fugir para onde o senso comum diz ser mais seguro. O Egito ainda hoje promete segurança para o povo de Deus, todavia o Senhor afirma que descer para lá é a derrocada da fé. Por isso, Deus tem chamado seu povo para confiar nele, ficar na palavra e receber sua ajuda (Jr 42.11-12). A mesma questão permanece ainda hoje, embora a natureza dos problemas seja diferente. Por exemplo: Permanecer solteiro ou namorar um incrédulo? Permanecer no casamento e lutar por ele ou procurar o divórcio? Permanecer na igreja, orar e trabalhar por ela ou tornar-se um desigrejado? Perdoar e restaurar um relacionamento ou se afastar do irmão?



Meu querido não deixe que o senso comum determine seus passos! Não busque a Deus com uma resposta pronta, esperando apenas uma confirmação divina, mas esteja aberto para o que o Senhor tem a falar. Preste muita atenção e guarde o seu coração para não ser enganado (Jr 17.9). O profeta Jeremias buscou o SENHOR com humildade pedindo orientação sobre aquela indagação dos líderes e do povo. Aprendemos que Jeremias levou dez dias para obter a resposta e discernir a vontade de Deus (Jr 42.7). O tempo dedicado em oração com humildade é importante para que homens e mulheres de Deus estejam convictos de que a resposta ao seu questionamento seja de fato a vontade de Deus e não uma projeção da própria vontade egoísta. Portanto, não dirija sua vida pelo senso comum, mas ande na contramão dele, ouça a palavra de Deus.

pr. sebastião machado
03-jan_falando-abertamente

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior