Meditação © Amplo Publications

4 de junho de 2018

Com Deus é Melhor e Mais Seguro!

“Se não for o Senhor ... será inútil” (Sl 127.1)

 

Nosso espírito é naturalmente independente: Nascemos assim! Ensinamos nossos filhos a darem os primeiros passos segurando-os pelas mãos, mas de repente eles nos repelem, pois querem andar sozinhos sem a nossa ajuda, para eles somos desnecessários. Não é mesmo? Nós criamos com amor os nossos filhos, ensinamos, corrigimos e caminhamos com eles. Então, de repente, vemos assustados como eles cresceram e aí eles não querem mais saber da nossa orientação, e, às vezes, nem da nossa companhia. Não é assim?


O texto bíblico do Salmo 127 nos convida para fazer o caminho inverso da independência. O autor do salmo é Salomão, escreveu este cântico para estimular a fé dos judeus na época da construção do Templo e do Palácio Real. Ele tinha tudo preparado, mas reconheceu que “se não for o SENHOR” a construção seria inútil. O texto foi grandemente usado na adoração durante o Retorno do Cativeiro Babilônico. Naquela época, os judeus teriam que reconstruir o Templo que fora destruído por Nabucodonosor e enfrentar inimigos hostis como os Amonitas, Moabitas, etc.


A meu ver Salomão sustenta que “sem a ajuda de Deus os judeus não conseguiriam construir o Templo nem edificar a Nação de Israel”. Por Três vezes ele usa a frase: “Se não for o SNHR...” – (a terceira, creio que está implícita). O chamado é claro, “se o SENHOR” não estiver conosco, ao nosso lado, então tudo que fizermos não terá sentido nem valor, por isso com Deus é melhor e mais seguro. Para mim esta mensagem do salmo retrata a inutilidade dos nossos projetos, por maiores e melhores que sejam, se Deus não estiver presente. Basta refletir na mega construção chamada Torre de Babel em Gênesis 11.


Quero convidá-lo para refletir sobre seus projetos a fim de depender de Deus em tudo que você é e faz! Não é fácil depender de Deus por causa da nossa natureza independente, mas creio que este salmo nos exorta sobre a inutilidade de todo o esforço humano se Deus não fizer parte dele. O salmista reitera que é inútil, mostrando que o projeto ficará “vazio”, ou seja, destituído de propósito e sem conteúdo - como bolha de sabão. Você não quer que seu projeto de vida seja assim, não é mesmo?

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior