Meditação © Amplo Publications

5 de abril de 2018

Faça Escolhas Que Glorificam a Deus!

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!” (Salmo 1.1).

 

Tem um vídeo muito interessante correndo na internet em que um homem foi levado ao Tribunal e após a Juíza dar a sentença de condenação do réu perguntou se ele estudou em determinada escola. Quando ela fez aquela pergunta, o homem olhou para aquela Juíza e reconheceu que ela tinha sido sua colega de classe e que eles brincavam juntos na escola. Ele chorou copiosamente quando a Juíza falou que ele era um bom menino, mas que suas escolhas o levaram para caminhos de destruição.


O Salmo 1 não é o primeiro por acaso. Ele foi selecionado pelo Espírito e colocado para abrir as portas do Saltério, o Livro de louvor dos Israelitas. Seu propósito era levar os adoradores de Javé, o Deus de Israel, a escolherem a verdadeira felicidade que eles tanto desejavam. O Salmo 1 é como a porta estreita que Jesus falou em Mateus 7.13-14 -  "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram". Dependendo da escolha que você fizer, então você terá acesso à verdadeira felicidade que Deus oferece que produz frutos e a vida eterna com Deus ou você terá acesso à falsa felicidade que o mundo oferece sem frutos e a vida eterna sem Deus.


 Neste salmo precioso, Deus nos dá três orientações valiosas para vivermos para sua glória. A primeira, devemos rejeitar os conselhos dos ímpios que são contrários à vontade de Deus (Sl 1.1ª). Preste atenção: Conselhos têm a ver com pensamentos, ideias e filosofias. O ímpio tem uma opinião formada sobre felicidade e o que a produz, por isso ele vende suas idéias na TV, nos filmes, nos livros, etc. Cuidado! Tem muito ímpio bem intencionado, mas seus conselhos destroem vidas. Dois exemplos: Tanto o rei Roboão (I Rs 12.6-11) como o rei Zedequias (Jr 38.17-18) seguiram conselhos ímpios e foram mal sucedidos.


Em segundo lugar, quem quer glorificar a Deus precisa recusar os caminhos errados dos pecadores (Sl 1.1b). A grande dificuldade dos cristãos está justamente neste ponto, pois não querem recusar os caminhos nem as atividades dos pecadores, mas participar delas imitando a conduta deles. Os pecadores têm uma opinião sobre felicidade e vão atrás, seguem suas convicções e desfrutam de uma aparente felicidade, mas é uma falsa felicidade. O engano do cristão está em olhar para os incrédulos e a vida que eles levam e pensar: “Ah! Eles é que desfrutam a vida!” – “Eles é que são felizes!”. Leia o Salmo Salmo 73 e perceba que o problema do crente é invejar a vida do incredulos.


Terceiro e último, quem quer  viver para glória de Deus precisa renunciar a comunidade dos zombadores (Sl 1.1c). A conversão significa mudança de caminho, uma virada na vida e uma renúncia do mundo por amor a Cristo Jesus. Observe em Atos 19.18-20 o registro da conversão dos efésios. Eles queimaram livros espíritas e confessaram seu estilo de vida no pecado, portanto houve uma mudança e transformação na mente e na atividade deles. O termo “roda” significa congregação, comunidade e assembleia. A implicação é de fazer parte, adotar o modo de viver dos zombadores, portanto ser como eles.


Você é um cristão que vive para glória de Deus? A ruína de muitos crentes acontece porque não querem renunciar o velho estilo de vida da incredulidade. O processo da ruína é lento e destrutivo: As três frases demostram três graus de separação de Deus: Primeiro, acontece uma aceitação dos conselhos (das idéias e filosofias) dos ímpios; Segundo, uma participação nos costumes, ou seja, imitar a conduta deles andando no mesmo caminho das suas atividades, e, finalmente, chega ao fundo do poço quando se adota a vida de incrédulo, pois passa a viver o estilo de vida do zombador. Na verdade, se não tomar cuidado, o crente se torna um zombador tanto das coisas espirituais quanto do próprio Deus.


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior