Meditação © Amplo Publications

5 de fevereiro de 2018

Deus, Somente Deus!

“No princípio Deus criou os céus e a terra” – Gênesis 1.1


Todo início de ano procuro um método para reler a Escritura Sagrada. O plano de leitura que escolhi para 2018 é de Robert Murray McCheyne, um pregador Escocês [1813 – 1843], que planejou uma leitura de quatro capítulos diários, intercalando o Velho com o Novo Testamento. Iniciei a leitura com Gênesis 1, Mateus 1, Esdras 1 e Atos 1, e assim irá sucessivamente. Gosto de começar com Gênesis, pois me faz adorar o Deus que me escolheu em Cristo. O Universo existe com seus milhões de galáxias como fruto da vontade do Todo-poderoso, “e disse Deus”. Este conceito da Criação é um grande desafio para a mente moderna, pois o homem afirma que o universo “apareceu” ou “evoluiu” na mais profunda atitude de rebeldia contra o Criador: “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis” (Rm 1.20).


A Bíblia começa dizendo: “No princípio”. O escritor bíblico quer levar os leitores para antes do tempo, na eternidade, ali Deus, somente Deus existia: “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio” (Jo 1.1). “No princípio Deus!” Simples. Nada antes dele! Nada além dele! Deus, somente Deus. Sabemos que o Criador é o Deus Triúno da Escritura Sagrada. Deus Pai, e o Filho e o Espírito Santo, vivia na eternidade sem necessidades, pois é totalmente autossuficiente. Deus, somente Deus!


Mas, por causa do seu grande amor e por ser um Deus que se relaciona, decretou criar para se relacionar. Portanto, a revelação diz: “No princípio Deus criou” e, a partir daquele momento, “os céus e a terra” vêm à existência e vão tomando forma e conteúdo, sendo preenchidos pela multiforme sabedoria do Criador que disse: “‘Haja luz’, e houve luz”. Então, continuando a leitura é possível contemplar quão tremendamente grande é o Criador porque vemos em seus atos a demonstração da sua onipotência, perfeição, sabedoria, criatividade, paciência e amor.


Meus queridos que neste novo ano vocês busquem a Deus de todo coração e a sua Palavra. Todos nós precisamos de Deus, da sua salvação, orientação e proteção. Por isso, tomem cuidado para não se perderem em meio aos compromissos e correrias do dia a dia, mas procurem tempo para adorar e servir o Criador, o Deus Trino e Salvador. Cada pessoa escolhe para si o que quer, mas é responsável por suas decisões e receberá as consequências dos seus atos, alguns “trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele [Deus] os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam” (Rm 1.25,28).



pr. sebastião machado
02-fev_como-voce-recebe-os-elogios

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior