Meditação © Amplo Publications

5 março de 2018

O Alvo de Deus Para Seus Filhos

“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo (Ef 4.11-13).


Tenho acompanhado o crescimento físico e espiritual dos meus filhos e, hoje, para minha alegria, vejo como Samuel é carinhoso e zeloso no cuidado da sua família e na criação das suas filhas. Também percebo como Ruth tornou-se uma mulher, ela não é mais a minha garotinha, pois cresceu e já faz planos para o casamento. O tempo passou e eles amadureceram! O apóstolo Paulo fez um contraste entre meninos e homens para ensinar a igreja de Éfeso sobre maturidade espiritual. O contexto do ensinamento tem a ver com maturidade espiritual para vencer a falsa doutrina.


Você já viu os meninos no culto? Eles são agitados e, por isso, não conseguem ficar assentados por muito tempo no mesmo lugar. Crentes meninos também são assim e, por isso, são enganados mais facilmente. Uma congregação de meninos não se propõe a servir, mas quer egoisticamente ser servida. E quando isto não acontece chora, dá birra, porque precisa ser amamentada. Meninos são facilmente conduzidos, basta mostrar algo novo que desperte neles a cobiça: um brinquedo, um sorvete, uma roupa. Meninos são levados ao erro com mais facilidade porque não têm as faculdades exercitadas para discernir o certo do errado.


Qual é o plano de Deus para que meninos se transformem em homens maduros? A dinâmica para atingir a maturidade espiritual é ensinada em Efésios 4.11-16. O Senhor Jesus Cristo concedeu líderes para sua igreja com o fim de preparar os cristãos para a obra do ministério. Portanto, líderes equipam os crentes (a congregação) para que estes realizem o ministério. Nesse processo todos os cristãos alcançarão a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e chegarão à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.


O alvo de Deus é levar seus filhos à maturidade! Portanto, qual deve ser o papel da Igreja para atingir esta maturidade? Primeiro, deve haver reciprocidade entre congregação e liderança. O povo precisa reconhecer, acolher e submeter-se à liderança que Deus tem dado para sua igreja. E, por sua vez, os líderes devem trabalhar para equipar os crentes através do ensino e do discipulado. Mas, além da reciprocidade é preciso haver receptividade da congregação ao ensino bíblico desejando ser equipada por seus líderes. A congregação precisa entender que é um privilégio ser equipada para desempenhar o seu serviço (ministério); e também precisa aceitar que ser equipada é uma bênção de Deus porque assim ela será capacitada para edificar o corpo de Cristo e será instrumento divino no processo de levar a igreja rumo à maturidade. Por conseguinte, a reponsabilidade da liderança é treinar o povo, fazendo discípulos (Mt 28.10), transmitindo a fé a homens fiéis que darão prosseguimento ao projeto de maturidade para a próxima geração.  Nesse processo a igreja vai crescer, amadurecer e “não será como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro” (Ef 4.14).  E, você está mais para menino ou para homem amadurecido?


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior