Meditação © Amplo Publications

8 de agosto de 2018

Qual o Propósito da Vida?

“Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3).


Talvez a maioria dos cristãos responda com os olhos no próprio umbigo. Alguns acreditam que o propósito da vida é ser feliz, ou ter um lar abençoado, ou ainda prosperidade, saúde, paz, etc. Não há nada de errado em querer estas coisas, mas será que constituem de fato o propósito para nossa existência?


Você já ouvir falar sobre os irmãos da Morávia? A Moravia era uma região da Europa central que constitui atualmente a parte oriental da República Checa. No Séc XVII a Boêmia e a Morávia foram dominadas por um Rei católico que desencadeou uma perseguição terrível contra os cristãos morávios obrigando-os a se tornarem católicos. O saldo foram quinze líderes decapitados, muitos cristãos queimados e outros presos, bíblias e hinários incendiados. Estima-se que dezesseis mil cristãs foram perseguidas e tornaram-se refugiadas. Em 1722, um grupo de refugiados protestantes da Morávia encontrou abrigo na propriedade do conde Zinzendorf, na Saxônia, Alemanha. Zinzendorf era um homem de grande consagração, totalmente dedicado a Deus e disposto a servir o seu Salvador.


Os Irmãos Morávios formaram uma comunidade denominada de Herrnhut (que significa “Guardado em segurança pelo Senhor”). A Notícia do abrigo se espalhou como fogo e refugiados de diversas origens protestantes vieram para fazer de Herrnhut seu novo lar. Num grupo tão variado de cristãos era inevitável conflitos, e eles, entraram em choque devido às divergências doutrinárias, experiências místicas e tradição eclesiástica, dentre outras. O Conde interveio e elaborou um pacto em que todos os que viviam em Herrnhut teriam de se comprometer com a unidade cristã. Por livre vontade, todos os cristãos assinaram o acordo para acabar com suas disputas sectárias e viver em comunhão cristã.


Em 13 de agosto, 1727, durante uma reunião de toda a comunidade, aconteceu algo que todos reconheceram como “um inconfundível derramar do Espírito Santo sobre toda a congregação, tão maravilhoso que era absolutamente indescritível” (O Espírito em ação de Oswald J. Smith).  Alguém testemunhou: “Nós aprendemos a amar” e outro disse: “Desse momento em diante, Herrnhut passou a ser uma igreja viva de Jesus Cristo”. Desse avivamento e da ênfase em unidade e amor fraternal, surgiu uma visão de missões com o objetivo de alcançar o mundo inteiro com o evangelho.


No dia 27 de agosto de 1727, 24 homens e 24 mulheres comprometeram-se a orar uma hora por dia de forma sequencial, de modo que sempre houve alguém orando por missões. Aquela vigília de oração prosseguiu sem interrupção, vinte e quatro horas por dia, durante mais de 100 anos. Em 1792, sessenta e cinco anos após o início da vigília, a pequena comunidade morávia havia enviado centenas de missionários até os confins da terra. Que exemplo para nós, não é mesmo? Aqueles irmãos entenderam e viveram o real propósito da vida! Eles se propuseram a conhecer a Deus, servi-lo de coração e orar para que a vontade de Deus fosse realizada. Que nós, a começar de mim, tenhamos uma disposição como essa e possamos focar nossas forças a serviço do Senhor da seara.

Pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior