Meditação © Amplo Publications

8 de fevereiro de 2018

Deus Honra Sua Palavra

Estou lendo a Bíblia novamente. Refleti sobre alguns textos bíblicos e perguntei o que eles tinham em comum. Gênesis é o livro dos começos: “No princípio Deus criou...”. Depois da leitura a mente se abriu para pensar no Criador de todas as coisas e em sua palavra poderosa. Deus falou e as coisas surgiram; Deus falou e tudo se fez! “Disse Deus, haja luz! e, houve luz”. Em Gênesis 12 me deparei com o chamado de Abrão e o início da formação da Nação de Israel. Ali Deus prometeu dar um descendente para Abrão e abençoar todas as famílias da terra através do seu descendente. A palavra de Deus é encorajadora!


A leitura me levou para Mateus. O evangelho do Messias, o Rei de Israel. Deus cumpriu sua palavra. O Descendente de Abraão nasceu para salvar o seu povo. Deus prometeu enviar o seu servo (Is 52) para morrer na cruz (Is 53) pelos nossos pecados. E o anjo disse para José: “Ela [Maria] dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".  E Mateus registrou: “Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel" que significa "Deus conosco" (Mt 1.21-23). Deus é maravilhoso!


Voltei-me para Esdras. Ali encontrei o registro do Retorno de Israel para a terra prometida. Os judeus pecaram contra o SENHOR e Deus prometeu manda-los para o Exílio se não houvesse arrependimento, assim aconteceu. Mas, Deus também prometeu levar de volta para Israel seu povo cativo.  Esdras, portanto, registrou o poder de Deus em agir soberanamente sobre Ciro para proclamar uma Lei autorizando o retorno dos judeus para a terra santa depois dos 70 anos de Cativeiro. Deus sempre cumpre a sua palavra!


Finalmente, cheguei ao livro de Atos dos apóstolos.  Os discípulos viram Jesus na cruz, mas também o viram ressuscitado por 40 dias e receberam a promessa de que o Espírito seria derramado sobre eles. Pedro proclamou aos israelitas que o falar em línguas foi o cumprimento da profecia de Joel. Deus prometeu derramar seu Espírito sobre todos e dar salvação a todos que o invocassem. Tudo se cumpriu!


Deus honra sua palavra! Deus falou e cumpriu o que disse. Se quisermos honrar a Deus temos que honrar sua palavra. “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?” (Nm 23.19). Deus é fiel a si mesmo e tem um compromisso com sua palavra! Portanto, “hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração”, creiam na palavra e confiem em Deus de todo o seu coração porque ele é poderoso para cumprir o que prometeu.

pr. sebastião machado
07-fev_trabalho-versus-preguica

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior