Meditação © Amplo Publications

9 de abril de 2018

O Crente Verdadeiramente Feliz!

“Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”. Salmo 1.2-3


O crente verdadeiramente feliz demonstra uma consideração positiva com a Lei de Deus. O verso primeiro traz um aspecto negativo da consideração do cristão. Ele não faz certas coisas, tais como “seguir o conselho dos ímpios, andar no caminho dos pecadores nem se assenta na companhia dos zombadores”. Agora, a ênfase vai para o outro lado dando um aspecto posivito do que ele faz. O cristão verdadeiramente feliz pensa e age baseado na Lei de Deus. Primeiro, o texto nos diz que “seu prazer”, ou seja, sua inclinação, satisfação, alegria e contentamento estão na Lei do SENHOR, que é a palavra de Deus. Segundo, ele medita nesta Lei dia e noite. Ele faz isso para conhecer e viver em obediência a Deus. Isto não significa que o justo viverá alienado das responsabilidades diárias, mas que todas as coisas que ele pensa e faz são determinadas por Deus, ou seja, suas decisões e ações são baseadas na vontade de Deus que está registrada na Bíblia.


Meus queridos, nós como cristãos, não podemos fazer coisas e só depois perguntar qual a vontade de Deus sobre tal matéria. Devemos em primeiro lugar perguntar e, depois de conhecer a vontade de Deus, agir ou não, dependendo da resposta do SENHOR ao assunto. O texto de Números 9.15-23 é um maravilhoso exemplo neste sentido. Os israelitas partiam ou acampavam segundo a ordem do SENHOR. Eles não se moviam a menos que Deus desse uma orientação para eles. Você se lembra de Josué que foi comissionado por Deus para substituir Moisés como líder dos israelistas. Deus disse para ele: "Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar” (Josué 1.6-8).


Ao ler esta meditação e este salmo quero motivá-lo a consultar o coração perante a face do SENHOR. Você tem tido prazer em ler a palavra de Deus? Você medita nesta palavra para conhecer a vontade de Deus para sua vida? Você muda de opinião e conduta quando conhece a vontade de Deus? Gosto de Isaías 66.2 quando Deus diz: “Eu mesmo fiz o céu e a terra, e todas as coisas são minhas. Mas eu cuido dos humildes e dos arrependidos, dos que me temem e obedecem às minhas leis”. Deus está cuidando de você?


Como você pode pensar e agir conforme a palavra de Deus? Procure investigar por si mesmo, pessoalmente, mas também seja submisso aos seus líderes, homens fiéis e que amam a palavra de Deus, para lhe dar orientação e direção segura. Veja o que foi prometido para Israel em Isaías 30.20-21: “Embora o Senhor lhe dê o pão da adversidade e a água da aflição, o seu mestre não se esconderá mais; com seus próprios olhos vocês o verão. Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: ‘Este é o caminho; siga-o’" (Isaías 30.20-21). “A voz atrás de você” não é do Espírito Santo, mas é a voz do meste, do pastor ou dos líderes que zelam pela vida espiritual do povo de Deus. Portanto, nao seja rebelde, mas tenha prazer na Lei do Senhor, medite sempre nesta Lei, obedeça sua liderança espiritual e você colherá muitas alegrias na sua vida.


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior