Meditação © Amplo Publications

11 de maio de 2018

Conselhos Úteis de Uma Mãe

O rei Lemuel (Pv 31.4-9) deixou registrado alguns conselhos de sua mãe. Ela demonstrou ser uma mãe poderosa, mas não por causa de grandes feitos e sim porque revelou possuir força de caráter e firmeza na fé atributos que lhe garantiram honra como mulher, mãe e rainha. Os conselhos úteis desta mãe foram tão importantes para seu filho que ele resolveu publicá-los para que os seus súditos soubessem do valor dos conselhos de uma mãe. O rei deixou registrado três dos muitos conselhos úteis de sua mãe.


Primeiro, ela aconselhou o filho a evitar uma vida desregrada sexualmente (v.3). Como rainha, sua mãe, sabia da importância da castidade e da monogamia na vida de um Rei. Os efeitos nocivos da falta de pureza na vida do rei são descritos em termos negativos: “não gastar as forças”, “nem perder o vigor” com “aquelas que destroem reis”.


Segundo, ela aconselhou o filho a evitar uma vida desorientada socialmente (v.4-5). A Rainha mãe disse ao filho que “não convém aos reis beber vinho nem desejar bebida fermentada”. Tal como o apóstolo Paulo, “tudo é permitido, mas nem tudo convém” – cf  1 Co 10.23. O vinho não só embriaga o homem como tem um efeito maléfico sobre ele porque tira do indivíduo a orientação pessoal e social. E ela segue dizendo que o vinho faz o rei “esquecer-se da lei” e “deixar de fazer justiça”. Na visão desta mãe o vinho tira do homem o seu poder de discernimento para o bem e o texto de Provérbios 23.29-33 corrobora com uma dura advertência contra a bebida.  A mãe de Lemuel certamente viu muitos excessos no Palácio por causa da bebida e, por isso, ensinou seu filho sobre o poder maléfico do vinho e da bebida forte na vida de um rei.


Terceiro, ela aconselhou o filho a empenhar-se para defender os desamparados (v.8-9). A Rainha deve ter visto muitos desmandos e injustiças praticados contra os fracos e necessitados. Assim sendo, então, ela procurou ensinar seu filho sobre sua responsabilidade como rei que era garantir o direito aos pobres e desamparados – os menos favorecidos do reino. Aqueles que não tinham vez nem fortuna diante dos poderosos. Por duas vezes ela diz: “Erga a sua voz” - em favor dos que não podem defender-se e seja o defensor de todos os desamparados; “Erga a sua voz” - Julgue com justiça e defenda os diretos dos pobres, dos necessitados.


Não sabemos muito sobre a mãe de Lemuel. A Bíblia não fala de onde ela era nem sobre seus feitos como mulher nem como rainha. Entretanto, como mãe ela foi uma mulher poderosa. Ela deixou uma herança marcante para seu filho que foi profundamente impactado com seus conselhos.  Ao comemorarmos mais um “Dia das Mães”, quero chamar você mamãe para refletir sobre seu legado. Que influencia você quer deixar para seus filhos? Um corpo escultural? Uma beleza estonteante? Fama? Fortuna para o bem estar material deles? Nada disso está errado, mas não devem ser a ênfase da sua vida, pois não são suficientes para edificar nos seus filhos o caráter que agrada a Deus. Se você precisar de ajuda, volte-se para Deus com humildade e peça auxílio: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar”.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior