Meditação © Amplo Publications

11 de setembro de 2018

Deus Nunca Nos Abandonará!

“Sião, porém, disse: "O Senhor me abandonou, o Senhor me desamparou". "Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você!” Isaías 49.14-15


É tão fácil sentirmos abandonados e desamparados por Deus, não é mesmo? Basta que a situação mude e as coisas fiquem desfavoráveis para ficarmos em baixa. Israel por causa da situação que enfrentava às portas do cativeiro estava desanimado e já havia dito que “O Senhor não se interessava pela sua situação; Deus não considerava a sua causa?” (Is 40.27). É natural e até compreensível que as emoções fiquem abaladas diante das crises da vida e nos levem a questionar o cuidado amoroso de Deus. Somos humanos!


Entretanto, o SENHOR veio renovar a confiança do seu povo à vista do seu desânimo. Ele está afirmando para os judeus que o seu amor paterno ultrapassa os limites do amor de uma mãe. Todos nós sabemos o que é o amor de mãe, não é mesmo? Todos nós fomos abençoados com este amor. Não há limites nem lugar ou hora, o amor de mãe é sacrificial, benevolente e imutável. Mas, Deus está reafirmando seu amor por Sião, mostrando que seu amor está acima do amor de uma mãe, escute o que ele diz: “Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos; seus muros estão sempre diante de mim” (Is 49.16).


Se há alguém que nos ama e nunca se esquece de nós é a nossa mãe. Seu amor é cuidadoso, carinhoso e não mede esforços para fazer o bem em nosso favor. O profeta está usando aquilo que conhecemos sobre o amor de mãe para ensinar com o que mais se aproxima da grandiosidade do amor de Deus. Contudo, diz o SENHOR que mesmo que uma mãe se esqueça do filho, ele nunca abandonará nem desamparará Israel!


Deus é amor! Ele prometeu salvar e restaurar Sião no passado e, cumpriu sua palavra libertando os cativos e trazendo-os de volta do cativeiro. E, hoje, Deus tem chamado o seu povo para crer em Jesus, seu Filho amado, a fim de perdoar os seus pecados e os libertar deste mundo mal. Uma promessa maravilhosa que temos da parte de Deus é que nunca estaremos sozinhos na caminhada, devemos abandonar o apego às coisas materiais para desenvolver um coração cheio de contentamento pelo que somos e temos, pois está escrito: “Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: ‘Nunca o deixarei, nunca o abandonarei’" (Hb 13.5).

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior