Meditação © Amplo Publications

12 março de 2018

O Medo ou A Fé?

"Não tenha medo; tão somente creia". Marcos 5.36


A Bíblia conta a história de um homem chamado Jairo, o líder da Sinagoga de Cafarnaum que, certamente, teve a oportunidade de ouvir Jesus por várias vezes. Sua filhinha adoeceu e chegou às portas da morte, por isso este homem não se conteve e em sua dor procurou a ajuda de Jesus, “prostrou-se aos seus pés e lhe implorou insistentemente: ‘Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e viva’", (Mc 5.22-23). Que bom que este homem não se firmou no seu orgulho, mas se humilhou e confiou em Jesus reconhecendo sua autoridade para curar e até mesmo ressuscitar os mortos. E, Jesus foi com ele!


Todavia, no meio do caminho, uma comitiva vinda da casa de Jairo trouxe uma má notícia. A menina, como já se esperava, devido a gravidade da enfermidade havia falecido. Por isso, aconselharam Jairo a deixar de lado o auxílio de Jesus. Penso que o coração daquele pai entrou em conflito, dor e medo. Talvez, ele estivesse pensando que se tivesse procurado Jesus antes, ele poderia dar um jeito, não é mesmo? Porque deixou para última hora? O que poderia ser feito agora?


Mas, a palavra de Jesus foi um encorajadora e desafiante para Jairo: “Não tenha medo; tão somente creia!” O antídoto contra o medo é a fé em Jesus! Penso que o Senhor estava dizendo para Jairo não permitir que aquelas más notícias enchessem seu coração de medo e dúvidas, mas que continuasse a crer na provisão que veio buscar com a mesma atitude de fé de quando chegou no início e se prostrou aos seus pés.


Deus é todo-poderoso! “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”, (Rm 8.28). O Senhor Jesus, em sua infinita bondade e misericórdia, tinha algo maior para fazer tanto na vida de Jairo quanto na da sua filha. Quando Jesus chegou à casa de Jairo todos estavam chorando e lamentando em alta voz, mas ele tomou consigo o pai e a mãe da criança e os discípulos que estavam com ele, e entrou onde se encontrava a criança morta. Tomou-a pela mão e lhe disse: ‘Talita cumi!’, que significa: "Menina, eu lhe ordeno, levante-se!". Imediatamente a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar. Isso os deixou atônitos”, (Mc 5.40-42). Você acha que Jairo algum dia se esqueceu daquela experiência? Seu coração foi tomado de gratidão!


Nosso Deus é Salvador Jesus Cristo é maravilhoso! Ele nos ama! Ele tem sempre algo melhor e maior para nós. O medo é algo real e normal, mas não pode dominar a vida daquele que crê em Jesus Cristo, pelo contrário a fé ininterrupta em Jesus afastará da nossa vida o medo e o derrotará. Gosto do salmista quando nos encoraja com seu exemplo: “Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti”, (Sl 56.3). Portanto, eu te pergunto: O que vai dominar sua vida, o medo ou a fé?


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior