Meditação © Amplo Publications

15 de maio de 2018

A Necessidade da Pureza de Vida

“O Senhor disse a Moisés e a Arão:  "Digam o seguinte aos israelitas: Quando um homem tiver um fluxo que sai do corpo, o fluxo é impuro. "Quando uma mulher tiver fluxo de sangue que sai do corpo, a impureza da sua menstruação durará sete dias” [Lv 15.1-2,19].


Na sua segunda carta a Timóteo 2.16-17 o apóstolo nos ensinou que “toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino”, e, em Romanos 15.4 ele afirmou que “tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar”. Portanto, qualquer texto da Escritura Sagrada é Palavra de Deus e serve para nos ensinar, edificar nossa fé, nos encorajar e exortar. Nesse sentido gostaria que você lesse Levítico 15.1-33. O propósito de todo esse texto está revelado no v.31: "Mantenham os israelitas separados das coisas que os tornam impuros, para que não morram por contaminar com sua impureza o meu tabernáculo, que está entre eles".


Os israelitas forram exortados como povo de Deus a se afastarem de toda forma de impureza. A regra era: Ou o crente israelita se separava da impureza para ter comunhão com Deus ou a impureza separava o crente israelita de ter comunhão com Deus. Estas Leis sanitárias que para nós podem soar estranhas mostravam aos judeus que foram libertos da escravidão no Egito a necessidade de viverem de forma diferente das outras Nações.

 

Impureza não combina com Deus! Deus disse ao seu povo no final do capítulo “esta é a regulamentação”. Deus não estava perguntando se o seu povo concordava ou não. O SENHOR instruiu os israelitas acerca das impurezas cerimoniais a fim de fazê-los um povo diferente dos seus vizinhos que viviam no Oriente Médio Antigo. Portanto, Deus concluiu seu ensino dizendo que esta era a norma e que se alguém quisesse ter comunhão com ele precisava obedecer estas orientações. Caso contrário, o israelita desobediente que contaminasse o Tabernáculo com sua impureza pagaria com sua própria vida.


O SENHOR não requer de nós, seu povo do NT, a separação de impurezas cerimoniais, mas nos chama para uma vida separada do pecado para termos comunhão com Ele: “Sejam santos porque eu o SENHOR sou santo!” e “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados”. Deus está interessado em todas as áreas da nossa vida e não é só no culto dominical, mas em tudo que fazemos durante a semana. Ele se interessa pelo nosso vocabulário: Como falamos e sobre o que falamos; nossa vida sexual e na intimidade do nosso leito conjugal; no nosso trabalho, no nosso lazer; enfim Deus está interessado não só na nossa vida particular, mas também na nossa vida profissional, pública e social.


Por isso, quero convidá-lo a refletir sobre o fluxo que tem saído da sua vida – o que está jorrando de dentro do seu coração? Avalie suas atitudes, ações e motivações. Se há algo que está tornando você impureza confesse a Deus e abandone o seu pecado (Pv 28.13 e I Jo 1.9). O Senhor Jesus prometeu: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” [Jo 7.38]. O texto de Levítico adverte os israelitas impuros cerimonialmente sobre a necessidade da pureza pela figura do “lavar”. Graças a Deus porque o sacrifício de Jesus nos tornou puros. Todavia, para um viver santo carecemos da graça de Deus para se cumprir na nossa vida aquilo que João prometeu: “Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” [I João 1.7].


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior