Meditação © Amplo Publications

17 de maio de 2018

Muitíssimo Abençoado!

O Livro de Crônicas foi escrito provavelmente pelo escriba Esdras e os destinatários e primeiros leitores foram os judeus que estavam voltando da Babilônia depois de 70 anos de cativeiro. Um dos propósitos deste livro era encorajar os israelitas a confiarem no SENHOR, o Deus de Israel, que continuava o mesmo, pronto a abençoar quem o buscasse [Dt 28.1-68]. O profeta Isaías 55.7 já havia advertido: “Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o SENHOR, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão”; e Jeremias 29.11-13 declarou “porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração”; e ainda Jeremias 33.2-7 disse "assim diz o Senhor que fez a terra, o Senhor que a formou e a firmou; seu nome é Senhor: ‘Clame a mim (invoca-me) e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece’. Trarei restauração e cura para ela; curarei o meu povo e lhe darei muita prosperidade e segurança. Mudarei a sorte de Judá e de Israel e os reconstruirei como antigamente”.


Deus é misericordioso! Ele fez promessas de restauração, cura e de mudança na situação de Israel! Mas era preciso que os judeus voltassem para o SENHOR de coração e cressem na sua palavra. Portanto, neste contexto do retorno e recomeço quero falar sobre um homem comum, Jabez. Muitas pessoas se tornam famosas e conhecidas por suas realizações, mas este homem se tornou ilustre porque invocou o Deus de Israel de todo o seu coração: “E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo; Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido” (I Cr 4.9-10). Preste atenção, pois o texto diz que Jabez foi mais ilustre que seus irmãos e é digna de nota esta afirmação. Não creio que ele era um super-herói nem que sua oração tinha algo de especial, porém ele atendeu o chamado dos profetas e invocou o SENHOR e, por isso foi ouvido e atendido.  Que pedidos fez Jabez na oração que invocou o SENHOR?


Primeiro, “Se me abençoares muitíssimo”. Jabez desejava ser muitíssimo abençoado, por isso buscou o SENHOR com confiança crendo que o Deus vivo de Israel era capaz de cumprir sua palavra dita por meio dos profetas, tal como Jeremias proclamou: “abençoado é o homem que confia no SENHOR” (Jr 17.7). Jabez não pediu uma benção específica, mas pediu que Deus o abençoasse muitíssimo. Segundo, “e meus termos ampliares” (fronteiras). Ele pediu para ter êxito no seu empreendimento. Jabez queria lutar e conquistar a terra que pertencia aos seus antepassados. O retorno implicava num recomeço e iria requerer muita luta da parte dos judeus (Jz 1.17-36), pois os limites da terra podiam ser encurtados pelo inimigo ou pelo próprio comodismo. Terceiro, “e a tua mão for comigo”. Ele pediu a proteção de Deus. As batalhas não podem ser vencidas na própria força, Jabez entendia isso e, por causa disso, pediu a proteção de Deus nas batalhas. E, em quarto lugar, “e fizeres que do mal não seja afligido!” Ele pediu a preservação do SENHOR contras o mal. Jabez que significa ‘ele causa sofrimento’ deve ter sofrido com este nome desde sua infância, mas agora ele invoca o SENHOR suplicando que o proteja do mal e o torne vitorioso!


O escritor bíblico diz: “E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”. Maravilhoso, não é mesmo? Entretanto, não estou chamando você para imitar a oração de Jabez! Mas penso que Esdras, o escritor, ao registrar esta história quis usá-la como encorajamento para seu povo buscar o SENHOR. O próprio Deus em Sua palavra nos estimula a confiar nele; a invocar o seu nome, a orar com perseverança e fé: "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta” (Mt 7.7-8). Portanto, não faça a oração de Jabez, mas entre no seu quarto e de coração rendido a Deus “busque o SENHOR enquanto você pode acha-lo”. Deus o abençoe!


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior