Meditação © Amplo Publications

22 de fevereiro de 2018

Encorajando Uns aos Outros

“Encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado” (Hb 3.13).


A palavra Igreja ( ekklesia) designava uma assembleia, ou seja, uma reunião pública de pessoas [Mt 18.17 e At 15.41]. Todos que creem em Jesus fazem parte da sua ekkesia - Igreja, do seu Corpo. Então, quando os cristãos se reúnem em assembleia pública para cultuar a Deus são considerados igreja local de Jesus Cristo. O que significa no contexto de igreja local o encorajamento? Antes quero destacar que é mais fácil criticar aquele que é diferente do que aceita-lo, mas quando a gente exclui o outro, todos são afetados porque cada membro diferente tem algo para edificar o corpo. E, segundo, que o mundo é competitivo. Desde cedo somos estimulados a competir e ser melhor que o outro. Em 1981 quando estava no NPOR, num jogo entre Oficiais vs Sargentos, dividi uma bola de cabeça e abri minha testa. Fui correndo até a Enfermaria, uns mil metros de distância, dei pontos na cabeça e voltei correndo para terminar o jogo. Por quê? Porque não podia se quer imaginar perder para os sargentos. Na igreja, muitas vezes, achamos que estamos em competição uns com os outros, quando na verdade somos do mesmo time, a vitória não é individual, mas coletiva.


Com isso, quero mostrar que a espiritualidade bíblica não é individualizada, mas comunitária. Tomarei como base o texto de Judas 1.20-23. O contexto da carta de Judas é a apostasia, homens zombadores se infiltraram no meio da igreja para desviar os verdadeiros cristãos da fé. Estes homens falsos queriam um evangelho açucarado ao gosto do freguês. Portanto, Judas exortou os cristãos para batalharem juntos, como igreja, contra a tentativa destes homens destruírem a fé. O que deveriam fazer aqueles cristãos? Eles tinham três responsabilidades.

Primeira, Judas diz que eles deveriam edificar uns dos outros na palavra de Deus (Jd 20). Judas está dando uma ordem, portanto é uma responsabilidade para cada cristão edificar e deixar-se edificar na fé.  A “fé” aqui é a sã doutrina. Deus confiou à sua igreja a sã doutrina e a igreja precisa lutar (batalhar) contra certos homens para que esta fé não seja destruída. No verso três (Jd 3) Judas afirmou que a fé foi confiada aos santos. Quem são os santos? São os crentes em Jesus – a Igreja. Para que esta batalha seja vencida foi nos dado o Espírito Santo, por isso há necessidade de edificar-se mutuamente “orando no Espírito”.


A segunda responsabilidade é manter-se no amor de Deus (Jd 21). Falsa doutrina e provações vêm como tentação para levar o cristão à dúvida! Geralmente, quem passa por uma luta pensa: “Se Deus me ama porque aconteceu isso comigo?” Satanás sabe que a dor é uma ferramenta útil para destruir a fé dos crentes, por isso ele pega pesado com a igreja, nos casamentos e nas amizades entre cristãos. Algo interessante de se pensar é que Satanás destruiu os filhos de Jó, mas poupou a esposa. Por quê? Penso que para “usá-la” mais tarde a fim de atacar a fé do marido – Jó 2.9-10. Jesus disse: “Vigiai e orai”. Às vezes, aqueles que estão ao nosso lado e que deveriam servir de apoio e suporte para nossa fé, abalados pela dor, são instrumentos de Satanás para nos fazer duvidar do amor de Deus. Por isso, tome muito cuidado!


E, em terceiro lugar, Judas nos ensina que devemos ter compaixão daqueles que duvidam (Jd 22-23). Muitos são os cristãos influenciados por falsas doutrinas, mas a atitude madura de um cristão fiel deve ser ajudar aqueles irmãos que estão entusiasmados pelo erro (Jd 4). Nos nossos dias a luta também é grande porque sempre tem alguém ensinando alguma novidade. Cada cristão, portanto, precisa ter uma resposta (apologia) intelectual e moral para restaurar à comunhão os que estão na dúvida a fim de salvá-los do fogo. Mas, para que isso aconteça é preciso agir com misericórdia.


Talvez, você saiba de alguém que esteja precisando de uma palavra de incentivo ou de um apoio. Obedeça a palavra que diz: encoraje seu irmão durante o tempo que se chama hoje! Não fique parado, não espere amanhã, mas aja em amor. Deus nos ajude!


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior