Meditação © Amplo Publications

22 de novembro de 2018

Intercessão Pela Igreja Local

“Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus” (Fp 1.9-11).


Eu estava cortando a grama do jardim quando a máquina descascou o tronco de uma pequena árvore que havia sido plantada recentemente. O caule branco e úmido ficou exposto. O tempo passou e algumas flores apareceram dando mais vida para nossa Plumeria pudica, mas num dia de vento forte ela desabou e foi ao chão. Reparei que o caule não desenvolveu naquele local em que ela fora ferida, por isso o tronco machucado não resistiu ao peso da árvore.


A Igreja local é como a casca da árvore que protege o caule do amor, da edificação e da comunhão entre os irmãos. A casca não tem vida, mas protege a vida dentro dela impedindo a enfermidade do isolamento, do egoísmo e da falsa doutrina. Por isso, todo cristão precisa a ser grato por sua igreja local e, por isso, interceder por ela. A intercessão pela Igreja local era marca registrada do apóstolo Paulo em todas as suas cartas, Cl 1.3, I Ts 1.2, 2 Ts 1.3-4. Em Efésios 6.18 os cristãos são estimulados para orarem uns pelos outros e, em Efésios 6.19, o apóstolo pede orações em seu favor porque ninguém está isento de necessidades espirituais.


Mas, quais são os motivos de intercessão pela igreja local? Podemos aprender com Paulo ao observar o foco da sua intercessão em favor da Igreja dos Filipenses. Primeiramente, ele pediu para que “o amor deles aumentasse mais e mais”. O amor dos cristãos pode e deve crescer uns pelos outros. Em outro lugar Paulo pediu que os Coríntios alargassem o coração para amá-lo, I Co 6.11-13.


Em segundo lugar, este amor deve crescer em conhecimento da verdade. O amor não é um sentimento hollywoodiano, mas abarca a decisão de conhecer (epignósis) as coisas de Deus, as verdades espirituais e religiosas para crescer na fé. E, terceiro, Paulo pede que o amor dos filipenses cresça em discernimento. O conhecimento deve gerar sabedoria prática que é a capacidade de aplicar a verdade com exatidão, ter ética e percepção moral. Paulo diz que o objetivo da sua oração em favor dos filipenses era para que eles fossem capazes de “discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo”.


Ouço muitas orações, todavia parece-me que a intercessão da igreja focaliza somente em necessidades físicas e matérias. Ouvimos os irmãos orando pela cura de uma enfermidade, por emprego, por prosperidade, para ser bem sucedido numa viagem, mas dificilmente apreciamos uma oração pedindo para que a igreja aprenda amar uns aos outros, cresça em conhecimento e discernimento da vontade de Deus. Portanto, está na hora de pararmos de olhar somente para as coisas matérias e dedicarmos maior tempo para pedir aquilo que de fato é a vontade de Deus para nossas vidas. Que o Espírito Santo nos auxilie nessa jornada.


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior