Meditação © Amplo Publications

23 de novembro de 2018

Santificação na Igreja Local

“para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo” (Fp 1.10)


Conheci uma irmã que recém-convertida vinha para as reuniões da igreja com roupas muito decotadas, pois era seu costume e para ela tudo era normal. Com o passar do tempo ela demonstrou uma mudança radical na maneira de se vestir. Ninguém ficou escandalizado nem fez acusações contra esta irmã, mas pacientemente viram a palavra limpando áreas da vida desta amada e hoje ela se veste com decência e bom gosto.


Quando penso na minha igreja procuro trazer à memória o poder de Deus agindo na vida dos irmãos e irmãs levando-os paulatinamente para uma vida de santificação. Paulo pediu a Deus pelos filipenses e na sua oração o motivo de santificação estava presente: “para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus” (Fp 1.10-11).


A preposição “para” mostra a razão ou propósito porque Paulo desejava que o amor dos filipenses aumentasse em conhecimento e discernimento. Na medida em que o cristão for conhecendo a vontade de Deus, então fará melhores escolhas ou terá condições de aprovar as coisas mais excelentes. Todo cristão precisa fazer um teste sobre suas escolhas para aprovar aquilo que realmente agrada a Deus. O cristão que conhece e aplica com discernimento a vontade de Deus constrói uma escala de valores espirituais elevada. Algumas perguntas são necessárias: “Devo fazer? Esse comportamento ou prática agrada a Deus? É bom e justo? Irá trazer crescimento para minha vida espiritual e pessoal?


Quais serão os resultados na vida de um cristão cuidadoso com suas escolhas? Paulo disse que o discernimento na vida do cristão lhe dará pureza, um caminho plano que não levará outros para o pecado e sua conduta se manifestará com abundância de frutos da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo. Finalmente, o ponto final volta para glória de Deus, pois Deus será honrado na vida de um cristão que age desta maneira. “Tudo que se fizer, deve ser feito para glória de Deus!” (I Co 10.31).


Você tem sido grato a Deus pela sua igreja local? Você consegue alimentar boas lembranças da sua história eclesiástica e demonstrar afeição sincera por todos os membros, sem exceção? O que você pode fazer de prático para que sua igreja seja uma noiva pura, imaculada e sem manchas, adornada para o encontro com seu noivo?

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior