Meditação © Amplo Publications

26 de novembro de 2018

Atitude Positiva Diante das Adversidades

“Meus irmãos considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações”  (Tg 1.2)


Outro dia ouvi num show gospel o cantor levar a plateia à loucura com o hino “Sou feliz com Jesus”. Quem canta as arrebatadoras palavras desta linda canção, muitas vezes não conhece a história por trás da letra. Este hino que tem inspirado gerações de cristãos foi escrito por Horatio Gates Spafford (1829-1888) num momento de difíceis provações em sua vida. Horatio experimentou, na década de 1870, duas grandes adversidades. A primeira foi ver o grande incêndio de Chicago, em outubro de 1871, que arruinou financeiramente os negócios da família e, segundo, um pouco depois, durante a travessia do Atlântico suas quatro filhas morreram num acidente e sua esposa, Anna, que sobreviveu lhe enviou um bilhete que dizia: “Salva, sozinha!”. Aquela foi a maior dor de sua vida. Neste contexto de diversas provações foi que Deus o abençoou para redigir a letra do hino 398 do cantor cristão.


O avanço do evangelho requer dos cristãos uma atitude positiva frente às adversidades da vida. Se nós aprendermos a reagir positivamente diante das adversidades com certeza Deus agirá para o progresso do evangelho através do nosso testemunho, em nossa família, entre os amigos e conhecidos. O texto de Fp 1.12–30 nos oferece duas percepções sobre as circunstâncias adversas. Em primeiro lugar, devemos compreender que as circunstâncias adversas são servas de Deus para o avanço do evangelho!  Paulo disse aos cristãos filipenses: “Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso do evangelho”, (Fp 1.12). Creia que suas experiências podem servir para estimular outros irmãos na fé e até servir para não cristãos virem a Cristo para Salvação. A atitude positiva de Paulo diante das adversidades oferece ao cristão uma visão mais otimista das provações. Ele estava preso por causa de Jesus, mas viu nestas circunstâncias a mão de Deus agindo para o progresso do evangelho.


Num segundo momento o apóstolo parte do seu exemplo para exortar a igreja de Filipos. Deus é soberano e tem poder para usar as adversidades na nossa vida com um propósito de levar pessoas a Cristo. As provações servem como propósito divino na vida do cristão! A oposição tem que ser enfrentada com atitude positiva – vv.27-30. Com base no seu exemplo, de que Deus age soberanamente nas circunstâncias, Paulo exorta os cristãos de Filipos para serem mais positivos. Costumo dizer que o crente precisa viver de “farol alto”, independente das circunstâncias e, creio que foi isso que o apóstolo instruiu os filipenses ao dizer: “Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo”. As possibilidades estão em aberto e não se sabe o que ocorrerá! Mas, seja como for, o cristão deve viver de maneira digna do evangelho – vv.27-28. Enquanto vivermos devemos dar um bom testemunho aos não cristãos e permanecer firmes em união na comunidade da fé. Mesmo que se levante oposição não podemos nos intimidar e baixar a guarda, pois aquilo que para os incrédulos é perda de tempo, para nós é sinal de salvação, Jesus é nossa única esperança!


Finalmente, preciso enfatizar que fomos chamados por Deus para viver com os recursos dados em Cristo – vv.29-30. A Bíblia afirma que “foi dado a vocês o privilégio de não apenas crer em cristo, mas também de sofrer por ele”. Cremos em Jesus por que Deus nos capacitou para isso exercendo seu grande poder de criação: “Haja luz!” – II Co 4.6. E, também, venceremos as provações e o sofrimento por que Deus tem nos capacitado para isso, concedendo-nos sua graça com os recursos do Espírito Santo. Infelizmente, o motivo de muitas derrotas na vida do cristão é o querer viver com as próprias forças. Então, o que fazer se nós não temos a capacidade em nós? Devemos nos humilhar sob a poderosa mão de Deus e pedir que sua graça se manifeste em nós para enfrentar as adversidades e, ele, então nos exaltará em momento oportuno. Deus nos abençoe!

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior