Meditação © Amplo Publications

27 de novembro de 2018

Sem Humildade Não Há Unidade!

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus” (Fp 2.5).


As circunstâncias adversas são problemas para a vida da igreja. Existem pressões externas (1.27-28) que se levantam contra os crentes pelos inimigos do evangelho e, pressões internas (2.1-4) que surgem por causa da tentação de auto-promoção, de acumular fortuna e de obter fama dentro da igreja. O texto de Filipenses 2.1-11 nos conduz à seguinte reflexão: A humildade é essencial aos cristãos para manifestar a unidade nos relacionamentos interpessoais. O que precisamos aprender com este texto de Filipenses para que a unidade seja uma realidade nos nossos relacionamentos na igreja local? Quero mostrar três chaves que podem abrir as portas da unidade para os nossos relacionamentos com o corpo de Cristo.


A primeira é a chave da capacitação: “Se por estarmos em Cristo, nós temos”, 2.1. O apóstolo está dizendo que já que estamos em Cristo, nós temos recursos espirituais para vivermos em comunidade. O cristão foi equipado pelo Espírito Santo para viver em unidade com os outros irmãos. Temos em Cristo motivação e estímulo [παρακλησις], consolação [παραμυθιον], comunhão [κοινωνια], compaixão e afeição [σπλαγχνα και οικτιρμοι]. Portanto, o cristão deve pelo poder do Espírito manifestar a unidade requerida no corpo.


Em segundo lugar, temos a chave do encorajamento, 2.2-4. O cristão é encorajado pelo Espírito Santo para conservar a unidade dentro da comunidade. Por isso, Paulo disse aos filipenses: “completem a minha alegria” tendo unidade [1] O mesmo modo de pensar, [2] O mesmo amor, [3] Um só espírito e [4] Uma só atitude. Mas, viver em unidade é um grande desafio, pois os interesses pessoais são ameaçados e surgem situações que provocam o ego. Estes são os inimigos da unidade: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade”, v.3. Ambição egoísta é o desejo de ser honrado mais que os outros e, vaidade é o desejo de ser reconhecido e de receber mais aplausos, por isso, ele diz: “considerem os outros superiores a si mesmos”, v.3b.


Para lutar contra estes inimigos que destroem a unidade somos exortados a termos as mesmas atitudes que o Senhor Jesus: Autoesvaziamento:  “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo”, v.5-7. O Senhor deixou sua glória para viver como servo. Humildade: “E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!”, v.8. Jesus deu-nos o exemplo de humildade ao Pai para sermos humildes uns com os outros, pois sem humildade não há unidade.


E, terceiro, temos a chave da exaltação. O cristão será exaltado pelo Espírito Santo ao ser levado para glória diante dos orgulhosos, Fp 2.5-11. Para fundamentar esta exortação Paulo dá o exemplo de Jesus: “Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome”, v.9. O Senhor se encarnou e cumpriu a obra que glorifica o Pai. Ele disse: Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse” (Jo 17.4-5). O Resultado da exaltação de Jesus (Fp 2.10-11) será “que ao nome de Jesus se dobrará todo joelho”. Muitos terão que se ajoelhar diante de Jesus, mas não como adoradores, porém como inimigos derrotados. Por isso, somos exortados a reconhecer agora Jesus como Salvador e Senhor e, viver em unidade com Sua Igreja: “Sejam todos humildes uns para com os outros, porque ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido”.


Sem humildade não há como manifestar a unidade na igreja. Por isso, lembre-se de que você foi equipado pelo Espírito para viver em unidade com os irmãos, você já recebeu os recursos necessários. Sinta-se encorajado pelo Espírito para conservar esta unidade, portanto aprenda a esvaziar-se de si mesmo e seja humilde. E, por último, creia que Deus o recompensará por sua atitude de humildade quando ele o exaltar no tempo devido.




pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior