Meditação © Amplo Publications

28 de maio de 2018

Dependência do SENHOR

“Eles, pois, colhiam o maná cada manhã” (Êxodo 16:21)


Você já imaginou a rotina diária dos judeus? Todos os dias ao amanhecer, logo pelas primeiras horas do dia, precisavam recolher o maná que Deus enviava dos céus. O maná de ontem não servia para hoje nem o de hoje serviria para amanhã, mas tinha que ser colhido a cada manhã. As crianças deviam se divertir com essa “colheita”, mas talvez os adultos reclamassem do trabalho e da mesmice. Maná de novo!


Deus é maravilhoso! Ele nos ensina a confiar nele, crer na sua palavra e depender totalmente da sua provisão. Eu fico imaginando alguns judeus antes de dormir conversando entre si dizendo: Será que amanhã vai ter novamente maná? Outro respondia: Com certeza, Deus nunca falha! E dormiam na expectativa de que a boa mão do SENHOR derramaria por mais um dia sua providência suprindo a necessidade daquele povo. Que privilégio tinha aquele povo! Diariamente pela manhã precisavam apenas sair de suas tendas para colher o maná a fim de serem sustentados por mais um dia.


O Senhor Jesus disse aos judeus: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo". Jesus não estava ensinando nenhum tipo de canibalismo, mas apropriação pela fé da sua obra em nosso favor. Assim como o maná era uma provisão diária para alimentar as famílias judaicas assim também Cristo é o maná que nos alimenta espiritualmente dia após dia. Nossa comunhão com o Senhor hoje não serve para amanhã nem a de ontem serve para hoje.



Meus queridos que Deus nos conceda sua graça para nos alimentarmos diariamente do pão vivo que desceu do céu para que sejamos fortalecidos na fé, na comunhão, no amor e no serviço. Moisés registrou para nossa informação que “cada manhã todos recolhiam quanto precisavam”, o suficiente para aquele dia, pois aquela lição tinha o propósito de desenvolver uma fé dependente do SENHOR. Portanto, comece cada dia na presença do nosso Deus alimentando-se do pão vivo por meio da leitura, da oração e da meditação.  Os israelitas comeram maná por quarenta anos e quando chegaram na terra prometida não precisaram mais. Assim acontecerá conosco, pois quando chegarmos no céu estaremos com Jesus, vê-lo-emos face a face e viveremos com ele para toda a eternidade. Naquele dia já não precisaremos da fé nem da esperança, mas aprimoraremos o amor com Aquele que é amor.


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior