Meditação © Amplo Publications

28 de novembro de 2018

Sem Obediência Não Há Crescimento!

Cremos que a salvação é pela graça mediante a fé. Mas, a fé genuína leva o cristão para uma vida de obediência: “Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm" (Rm 1:8). No início da carta aos Romanos Paulo agradece a Deus pela fé daqueles irmãos. E, no final, ele diz: "Todos têm ouvido falar da obediência de vocês, por isso estou muito alegre..." (Rm 16:19). A fé leva para uma vida de obediência: “Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se [ação] a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo”, (Hb 11.8). “A coisa mais importante na vida não é evitar os erros, mas sim praticar a obediência da fé. Pela obediência, o homem é levado passo a passo a corrigir os seus erros, enquanto nada acontecerá com ele se ele não começar”, (Paul Tournier, citado por Gary Henry).


No texto bíblico de Filipenses 2.12, Paulo mostra a necessidade da obediência para o Cristão: “assim, meus amados...”, ele está concluindo o trecho de vv.5-11. Já que Cristo é SENHOR, e ele se esvaziou e foi obediente até a morte e morte de cruz, então... [1] Obedeçam na minha presença ou na minha ausência; [2] Ponham em ação a salvação de vocês e deem frutos; [3] Com temor e tremor, esta é a atitude correta diante de Deus. Conhecimento sem obediência não produz frutos na vida do cristão. Como que o cristão pode obedecer a Deus? Obedecendo aos líderes da igreja enquanto forem fiéis à palavra – Fp 1.1 cf Hb 13.7,17; seguindo a orientação de Deus na palavra – Sl 32.8-9 e submetendo-se às ordens de Deus reveladas em sua palavra – I Samuel 15.1-2,12-23.


Segundo, Paulo informa que a capacidade para obedecer vem de Deus – v.13. Não é uma obediência legalista, pois ele diz que “Deus efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar”. Querer é a vontade de obedecer e, o realizar é o poder para cumprir a obediência. Deus é soberano, mas não retira nossa responsabilidade de querer e de realizar sua vontade. Precisamos nos achegar diante de Deus e pedir que ele faça em nós sua boa vontade.


Em seguida, Paulo exorta os cristãos filipenses a colocar em prática sua obediência: “Façam tudo sem murmuração nem discussão”, v.14. Queixas de uns para com outros, brigas e divisões na comunidade evidenciam uma motivação errada no coração e no trabalho cristão, 2.3. Paulo revela o propósito para o cristão ter uma atitude de obediência: “para que venham a tornar-se” [1] Puros, ser verdadeiro e não falsificado; [2] Irrepreensíveis, significa não ter indícios de falta nem falhas escondidas; Inculpáveis: Ser imaculado, sem pecado, como animais perfeitos para o sacrifício.


A obrigação do cristão é perseverar na obediência porque esta atitude irá distinguir o verdadeiro cristão desta geração corrompida: vv.15b-6 - “Vocês vão brilhar como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente”. A obediência do cristão trará alegria ao coração do pastor: vv.17-18. Paulo usa uma metáfora = bebida derramada sobre os sacrifícios, indicando sua dedicação e consagração. Paulo está feliz por ter participado da formação espiritual dos filipenses, em outras palavras ele diz que a obediência dos filipenses fará com que eles sejam como Deus requer e, isto, fará com que seu ministério tenha valido a pena!


Você tem dificuldades de obedecer a Deus? Sem obediência não há crescimento! Passo a passo, pela fé, em obediência a Deus você precisa corrigir seus erros! Dá trabalho, mas vale a pena! Você verá crescimento na sua vida e Deus será glorificado em você. Lembre-se de que só conhecimento da Bíblia não produz mudanças, a obediência é necessária! Exige humildade e submissão! Portanto, aliste atitudes e comportamentos que não combinam com a vontade de Deus e peça a graça para efetuar em você o querer e o realizar essas mudanças. Estou junto com você neste mesmo caminhar. Que Deus nos abençoe!

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior