Meditação © Amplo Publications

30 de outubro de 2018

Um Plano Perverso Contra o Povo de Deus

“Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos; pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão”.  Salmo 37.1-2


Como podemos vencer a indignação contra os maus, principalmente contra aqueles que planejam o mal contra o povo de Deus? O texto de Ester 3.1-15 mostra um político que intentou o mal contra os judeus, o povo de Deus. A história atual apenas se repete! Todavia, o escritor do livro de Ester quer nos ensinar que o jeito soberano e fiel de Deus controlar a história nunca permitirá que os inimigos do seu povo levem a bom termo seus planos malignos.


O que precisamos saber para que o nosso coração não entre na onda da ira? Bom, inicialmente, devemos saber que muitos inimigos do povo de Deus são personalidades de destaque e, alguns, ocupam cargos políticos estratégicos. O texto bíblico mostra que Hamã era amalequita, descendente de Agague, que atacou Israel quando saiu do Egito, Êxodo 17.8-16. Ele foi promovido por Xerxes a mais elevada posição dentre todos os demais nobres (Et 3.1). Portanto, Hamã, o inimigo dos judeus ocuparia um importante cargo político no reino da Pérsia. E o texto nos informa ainda que todos tinham que se curvar diante dele, “porém o judeu Mardoqueu não se curvava nem se prostrava diante de Hamã” (Et 3.2).


Em segundo lugar precisamos saber que muitas tentativas de destruir o povo de Deus são concebidas nos corações dos inimigos do povo de Deus e dados à luz em projetos de leis governamentais. Quando Hamã foi informado de que Mardoqueu não se curvava diante dele, “ficou muito irado” e “procurou uma forma de exterminar todos os judeus, o povo de Mardoqueu, em todo o império de Xerxes” (Et 3.5,6). Então, Hamã elaborou um plano de genocídio contra os judeus e convenceu ardilosamente Xerxes a promulgar um decreto “para exterminar e aniquilar completamente todos os judeus, jovens e idosos, mulheres e crianças, num único dia, o décimo terceiro dia do décimo segundo mês, o mês de adar, e de saquear os seus bens” (Et 3.13). A vida humana não tem nenhum valor para alguns governantes. Quando comparamos os governos de ontem não é diferente dos dias atuais. Basta olhar para algumas leis sendo tramitadas no Congresso que intentam contra a vida e outras que aumentam impostos, mas a população está desprezada nas Unidades de Atendimento e Hospitais Públicos onde ficam em macas nos corredores morrendo à mingua porque há um descaso dos políticos com o bem estar do povo. O rei Xerxes sem pestanejar aceitou a oferta de Hamã que lhe prometeu dinheiro em troca da vida alheia.


Um plano perverso e cruel foi concebido no coração de Hamã e nasceu no decreto de um rei que só pensou em dinheiro, sem levar em consideração o valor da vida humana. Ainda hoje é assim, pois leis são feitas para arrecadar mais e mais a fim de cobrir os gastos do governo. O texto bíblico termina dizendo que o rei e Hamã assentaram-se para beber (comemorar), mas a cidade de Susã estava em confusão, porque nem mesmo os cidadãos persas conseguiram entender tamanha monstruosidade. Jesus disse aos seus discípulos: "Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim” (Jo 15.18). Faraó decretou uma lei para exterminar os meninos judeus (Êx 1.15,22); Daniel foi jogado na cova dos leões por causa de uma lei contra sua fé (Dn 6.7); e penso que Paulo foi impedido de visitar os crentes de Tessalônica por causa de uma lei (I Ts 2.17-18).


Como reagir diante destas injustiças e não se indignar contra esses homens maus que prosperam pela corrupção e desejam o fim do povo de Deus? Devemos continuar crendo que Deus está acima de tudo isso e que seu jeito soberano e fiel de controlar a história nunca permitirá que os inimigos levem a bom termo seus planos malignos contra o seu povo. O texto do Salmo 37 nos convida a confiar no SENHOR, continuar fazendo o bem e deleitar-se no SENHOR porque ele atenderá aos desejos do nosso coração. Que desejo é esse? Nosso desejo de ver justiça e de ver os maus pagando por seus desmandos será atendido, pois “os maus serão eliminados, mas os que esperam no SENHOR receberão a terra por herança”. Deus nos abençoe!


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior