Meditação © Amplo Publications

1 de agosto de 2016

É Melhor Dar do Que Receber

Recebi um e-mail de um casal de missionários – uma carta circular – que relatava sobre os estudos deles e a preparação para um novo campo de trabalho, talvez com a Missão Novas Tribos. Na carta havia um campo sobre “motivos de oração” e confesso que fiquei sensibilizado com a necessidade destes irmãos –“duas bicicletas para fazer o ministério e ir à cidade fazer compras”. Então, escrevi para eles pedindo que me enviassem a marca e o modelo que satisfazia aquela necessidade. Quando recebi a resposta, chamei meu filho e ele fez a compra pela internet e mandou entregar na sede da Missão, onde o casal está sendo equipado através do curso missiológico.


Tenho refletido sobre o porquê de Deus nos dar dinheiro. Não estamos aqui para ajuntarmos tesouros na terra, sermos ricos, nem termos casas, carros, sítios ou dinheiro na poupança. Não que isto seja errado, mas o propósito de Deus ao nos abençoar materialmente é para que sejamos seus instrumentos na sua obra. Acredito que Deus nos abençoa para sermos abençoadores! Nós vivemos num mundo materialista onde se pensa que a segurança esta no ter, por isso se deseja ajuntar mais e mais para alcançar a tão sonhada segurança.


O que é materialismo?

1. É a doutrina que identifica, na matéria e em seu movimento, a realidade fundamental do universo, com a capacidade de explicação para todos os fenômenos naturais, sociais e mentais.

2. p.ext. maneira de viver extremamente devotada aos bens, valores e prazeres materiais. Certamente, por isso, que o materialismo é tão destrutivo. Ele arranca do nosso coração a fé em Deus. Pessoas materialistas vivem apenas para os prazeres deste mundo, pois pensam “aqui se faz e aqui se paga”. Paulo disse que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” e que “algumas pessoas querendo ficar ricas se desviaram da fé”.


Não estou afirmando que o dinheiro em si é pecado, mas a forma como dispomos dele determina se temos um coração generoso ou materialista. Se o usarmos apenas para nós mesmos, para os nossos interesses, então aí ele passa a ser pecaminoso, pois contraria o propósito de Deus. Mas, se no tocante a “dar e receber” seguirmos o exemplo da Igreja dos Filipenses que abençoou o apóstolo Paulo na obra missionária, então “o nosso Deus segundo a sua riqueza em glória suprirá todas as nossas necessidades”.


Quero aprender sempre a usar as coisas e amar as pessoas, pois elas são mais importantes e eternas. Por isso, Jesus nos advertiu dizendo, “Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração” [Lc 12.34].


No dia 23.06 recebi uma alegre visita em nossa igreja – aquele casal veio compartilhar e agradecer a bênção de Deus. Que Deus, em sua graça, conceda-nos possuir um coração focado nas coisas lá do alto e nos faça investir naqueles que se dedicaram a servir a Deus na obra missionária dependendo de Deus para seu sustento.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 29-jul_o-verdadeiro-deleite