Meditação © Amplo Publications

1 de fevereiro de 2016

Perseverança Irmãos!

Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia;

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo” – [I Pe 1.1-5].


Pedro se dirigiu aos cristãos que moravam no Império, na região que conhecemos como Turquia,chamando-os de “peregrinos”. Estes irmãos viviam momentos difíceis na fé, enfrentando perseguições e muito sofrimento. Por isso, o apóstolo escreveu para incentivá-los a permanecerem firmes na fé. Quero enfatizar quatro palavras que serviram para dar estímulo à fé dos peregrinos.


[1] Eleição – a doutrina da eleição é um conforto ao coração do crente. Eleição é o ato soberano de Deus no qual ele escolheu homens e mulheres para si mesmo. Esta escolha não foi baseada em méritos humanos, mas na graça e misericórdia divina. Em momentos de provação e aflição o cristão precisa trazer à sua memória que é um eleito de Deus. O ensino de Pedro é de que esta eleição foi feita por um Deus trino porque foi “baseada na pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito Santo, para obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue”.


[2] Pré-conhecimento – Deus sabe de tudo! Ele não é pego de surpresa em nada porque foi ele quem fez e controla a história[Atos 4.27-28]. Portanto, Pedro afirma com esta verdade que o sofrimento (a situação) daqueles cristãos não estava fora do controle de Deus, mas tinha um propósito. Deus estava usando as perseguições para cumprir este propósito. Aqui é importante eu frisar: NADA QUE ACONTECE NA SUA VIDA ESTÁ FORA DO CONTROLE DE DEUS, SE DEUS PERMITE, ENTÃO ELE TEM UM PROPÓSITO PARA SUA VIDA. Mais adiante nesta carta Pedro exortou seus leitores dizendo: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” – I Pedro 5.6-7


[3] Regeneração - os eleitos são regenerados por um ato soberano de Deus, o Espírito Santo, que comunica (dá) vida eterna aos que creem. Deus nos deu uma nova disposição íntima, um novo coração, uma nova mente e uma nova conduta. Ele concedeu esta bênção com dois propósitos: “Para termos uma esperança viva” – imortal (pela ressurreição de Jesus Cristo) e “Para termos uma herança imperecível – reservada nos céus”.


[4] Proteção – Com esta palavra Pedro afirma aquilo que Paulo ensinou aos romanos. A leitura de Romanos 8 é como um hino que atinge seu ápice quando Paulo diz: “Nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus”. Porque somos guardados? Porque colocamos nossa confiança/lealdade em Cristo. Mediante a fé (por meio da fé) somos salvos – a salvação foi realizada na cruz, mas vai ter seu clímax com a volta de Cristo quando a igreja será arrebatada e os mortos ressuscitados.


Querido leitor qual é a sua história de vida? Quais são os seus sofrimentos ou decepções? Não desista nem se desvie do Senhor porque a perseverança na fé o fruto que demonstra a sua eleição.  Então, seja sóbrio e vigie porque o diabo, o nosso adversário, anda ao derredor, como leão que ruge procurando a quem possa devorar; resista-lhe firme na fé, certo de que sofrimentos iguais aos que você passa estão se cumprindo entre os irmãos espalhados ao redor deste mundo. Por isso, persevere! Deus o abençoe!

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

O PreguiçosoLeia a Meditação Anterior pr. thomas tronco

28 de janeiro de 2016