Meditação © Amplo Publications

4 de agosto de 2016

Aqui Não é Meu Lar

Em junho de 2008 eu e minha esposa tivemos o privilégio de visitar os EUA. Foi um período breve, de quinze dias, visitando nossas igrejas, conhecendo irmãos em Cristo, passeando por lugares bonitos, comendo comidas típicas e comprando alguns suvenires. Todavia, sabíamos que o nosso tempo ali na terra do “Tio Sam” estava contado e rapidamente voltaríamos para casa. Nós não éramos cidadãos americanos nem tínhamos cidadania que nos permitisse ficar ali para morar, por isso nossa expectativa era voltar para o Brasil, nossa terra natal, assim que vencesse nosso tempo de férias.


Durante os dias que passamos na América estávamos com olhos voltados para nossa partida de volta ao lar. Nosso voo estava marcado e quando chegou a hora, despedimos com um misto de alegria e lágrimas e entramos no avião rumo a Uberlândia. Depois de longas horas e duas conexões chegamos ao Brasil e que alegria foi quando pudemos rever nossos tesouros – Samuel com 17 e Ruth com 11.


Há muitas passagens bíblicas e também hinos de louvor que nos exortam dizendo que aqui não é o nosso lar. Um dia nosso tempo aqui chegará ao fim e, então, faremos o nosso maravilhoso voo para casa. A Bíblia fala em centenas de passagens sobre a volta do Senhor Jesus e a nossa reunião com ele nos ares. Hebreus 9.28 diz que Jesus “aparecerá uma segunda vez para trazer salvação”; Tiago 5.8 conforta os irmãos em meio ao sofrimento dizendo: “Sejam pacientes e fortaleçam o coração, pois a vinda do Senhor está próxima” e também o próprio Senhor afirmou em Apocalipse 22.20 – “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: ‘Sim, venho em breve!’”


O tempo que passei na terra do Tio Sam foi maravilhoso. Mas, passou! Ali não era o meu lar! Assim também devemos viver neste mundo, na certeza de que aqui não é o nosso lar, logo chegará o horário da nossa partida, então iremos encontrar o nosso tesouro: “A nossa cidadania, [Pátria] porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso” [Fp 3.20-21].  


A doutrina da Segunda vinda de Cristo serviu de consolo e esperança para os primeiros cristãos e deve servir para nós também. Como você vai encarar uma enfermidade? Como vai passar pelo deserto? Como lidar com suas tristezas neste mundo que não é o nosso lar? A resposta está na Volta de Cristo! O tempo vai passar e a hora chegará, pois “Cristo vem me buscar, para o céu me levará, o Cordeiro prometido voltará”. Portanto, “consolem uns aos outros com essas palavras” [I Ts 4.18], pois Jesus prometeu: “Na casa do meu Pai tem muitas moradas, vou preparar lugar para vocês e voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver”. Por isso, vou esperar com expectativa a volta do Senhor Jesus a cada dia da minha vida.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 03-ago_crente-se-diverte