Meditação © Amplo Publications

4 de março de 2016

Buscar a Deus Com Fé

O ser humano, naturalmente, tem fé. Penso que até mesmo um ateu, no fundo do seu coração, tem fé. Gilberto Gil cantava: “Andar com fé eu vou, que a fé não costuma "faiá"”. Mas, o problema é que, para a maioria, ‘fé’ é uma força ou pensamento positivo de que algo vai dar certo! Alguns usam a fé como um ‘mantra’ para conseguir as coisas, tal qual a letra de uma música cristã: “Use essa fé que eu sei que você tem e eu te farei um campeão”. Puro ufanismo!



O que significa buscar a Deus com fé? Fé, a meu ver, é confiar em Deus e naquilo que ele falou. Portanto, se “sem fé é impossível agradar a Deus”, então a fé genuína significa aceitar o plano de Deus e fazer a sua vontade, mesmo que não seja possível entender todos os pormenores dos seus desígnios. Deus consolou Israel no cativeiro através do profeta Jeremias, dizendo: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o SENHOR, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” – [Jr 29]. A oração que o Senhor nos ensinou afirma esta verdade sobre a fé: “Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu...”. Por isso, fé não é determinar para Deus o que ele tem que fazer, mas submeter minha vida e anseios à vontade dele. Qual a reação de uma criança quando não obtém o que deseja? Ela chora, dá birra, grita e se entristece. Não é mesmo? Não é verdade que, geralmente, reagimos assim quando as coisas não acontecem como queremos?



O rei Davi tinha um plano [I Cr 17:1-2] de construir uma “CASA” para o SENHOR, o seu Deus. Ele tinha boas intenções, mas a resposta de Deus [I Cr 17:4] foi NÃO e os motivos foram dados em l Cr 22:8. Todavia, no seu grande amor Deus [I Cr 17:5-14] tinha algo melhor e maior para Davi: um descendente, um trono e um reino para sempre. Quando Davi ouviu a vontade de Deus prontamente se submeteu [I Cr 17:15-27] e se humilhou aceitando o plano Divino. A partir daquele momento Davi se dedicou gastando os últimos anos de sua vida com os preparativos para a construção do Templo [I Cr 22:14-19].



Você é uma pessoa de fé? Como você reage quando as coisas não saem do seu jeito ou quando não é escolhido para uma missão? Se você não está na liderança de um projeto qual é a sua atitude: Você apoia o líder ou se torna adversário? Você está pronto a dedicar tempo e recursos para ver um projeto ser realizado para glória de Deus mesmo que seu nome não apareça? O rei Davi preparou tudo para a construção do Templo, mas foi Salomão quem levou os créditos.Todavia, ele foi um instrumento da bênção de Deus e se tornou um exemplo para o povo de Deus – I Cr 29:1-5. Andar com fé em Deus e na sua palavra eu vou, ele é fiel e não falha!

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

O Homem de JuízoLeia a Meditação Anterior pr. thomas tronco

3 de março de 2016