Meditação © Amplo Publications

5 de dezembro de 2016

Repreenda o Que Desonra a Deus

Quando comecei o estudo da primeira epístola de João percebi que as ideias que o apóstolo combatia eram muito atuais. Os falsos mestres do primeiro século deram muito trabalho aos apóstolos, pois ensinavam que não havia pecado original nem pecados pessoais e que um cristão podia viver de qualquer forma e fazer o que quisesse com o seu corpo porque nada disse afetava sua vida com Deus. Observe que na maioria dos filmes de Hollywood a solução dos problemas da humanidade está no próprio homem que é sempre o herói! O homem sempre resolve seus próprios dilemas e conflitos e por causa isso, não há necessidade de um Salvador!


Em face deste falso ensino o apóstolo exorta os cristãos dizendo: “Se afirmarmos que não temos cometido pecado”, como estes falsos mestres afirmam temos duas consequências muito sérias: Primeiro, “fazemos de Deus um mentiroso” porque ele nos ensina em sua palavra que somos pecadores e que pecamos. Portanto, se o homem não precisa do Salvador porque não peca a cruz perde o seu valor, pois Jesus morreu pelos nossos pecados, mas se não pecamos, então Cristo morreu em vão. Esta falácia destrói a natureza da obra de Cristo. E, segundo a “a palavra de Deus não está em nós!” Segundo João, quem sustenta ensinos falsos torna-se uma pessoa derrotada e incrédula, pois a palavra de Deus deixa de ser sua fonte de orientação, regra de fé e prática. Então, nesse caso, aqueles que sustentam tais teorias absurdas passam a viver a filosofia do mundo, e não a vontade de Deus.


Nunca ouvi dizer que, quando um Médico diagnostica um câncer no seu paciente, e, então, prescreve várias sessões de quimioterapia que o paciente fica nervoso e parte para cima do médico culpando-o por ter aquela enfermidade. Nunca vi uma única pessoa com câncer dizer que não confia mais no médico nem na medicina e, então, afasta-se do hospital. Pelo contrário, depois do baque da notícia, do choro e da tristeza, o paciente sai do consultório desesperado para ir ao hospital, marcar e iniciar logo a primeira sessão de quimioterapia a fim de buscar a cura. Não é mesmo? Sabrina Parlatore descobriu que tinha câncer de mama em 2015. Ele teve que fazer 16 sessões de quimioterapia e 33 de radioterapia. Para ela nenhum sacrifício foi alto demais para quem estava à procura da cura.


Todos, sejam crianças, adultos ou velhos, são pecadores. Não existe tratamento médico para o pecado. Não há solução no homem para este mal. Por isso Deus enviou seu precioso Filho, o Salvador, lá do céu, para ser a solução do nosso problema. Em I Pe 2.24 diz que “por suas feridas (o sacrifício de Jesus) vocês foram curados”. A provisão de Deus para curar o ser humano, seus eleitos, da enfermidade do pecado foi a obra expiatória de Jesus Cristo. Deus é luz, ele é totalmente puro e santo e, por isso ele fez tudo para que nós pudéssemos andar na luz. Nosso Deus é digno de toda honra porque fala a verdade, “todos pecaram e carecem da glória de Deus”, somos pecadores, pecamos e, por isso, estamos destinados ao inferno, mas Deus nos ama e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados, portanto, “se andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (I Jo 1.7).  

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 02-dez_como-va-o-coracao