Meditação © Amplo Publications

8 de fevereiro de 2016

O Valor Inestimável da Fé

Você já viajou num barco a velas? Antigamente as navegações eram feitas de barco a vela, mas hoje quase todas as embarcações são movidas por um motor. As velas do navio são muito importantes. O capitão precisa içar as velas e aproveitar a direção do vento. Não adianta para o navio estar com suas velas içadas se não houver vento. Outro equipamento fundamental é o mastro que dá sustentação para as velas. Permita-me sugerir que nós somos o barco, a fé são as velas, o mastro são as Escrituras – a Sã Doutrina e o vento é o Espírito Santo. Para que o nosso barco viaje de forma segura é preciso içar a vela da fé no mastro da sã doutrina e seguir o vento, ou seja, a direção do Espírito Santo.


Dependendo de como está o mar poderemos enfrentar ondas encabeladas e grandes tempestades. Por isso, a fé deve ser amarada ao mastro da sã doutrina para que o Espírito faça nossa confiança crescer e se fortalecer durante provações do mar da vida. O valor inestimável da fé genuína deve incentivar o crente a perseverar na vida cristã sem jamais desistir. O texto de I Pedro 1.6-10 apresenta quatro evidências da fé genuína.


Primeira: A fé genuína é provada - “Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação” – 1.6. O ensinamento bíblico que poucos querem aceitar mostra que aflições são uma realidade na vida do cristão genuíno e a fé não é um salvo conduta que torna o cristão imune às provações. Pedro afirmou aos peregrinos que provações e tristezas fazem parte da jornada cristã, mas com duas condicionais: [1] No tempo presente – “agora” – Pedro consola os peregrinos dizendo que as provações são exclusivas desta presente era, só existem deste lado. Portanto haverá um “depois sem provação nem tristeza”, [2] e é de pouca duração – “por um pouco de tempo” – outra fonte de consolo, a duração da provação e da tristeza é curta. Em compensação existe uma alegria eterna para os que amam ao Senhor Jesus.


Segunda: A fé genuína é comprovada - “Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado” – 1.7. Por que Deus permite as provas na vida dos seus eleitos? Para que a fé genuína comprove que o seu valor inestimável é maior que o ouro depurado e redundará em louvor, glória e honra ao Senhor Jesus Cristo.


Terceira: A fé genuína é centrada - “Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, creem nele e exultam com alegrai indizível e gloriosa”. O apóstolo elogiou os cristãos peregrinos porque eles tinham como objeto de sua devoção e adoração somente a pessoa do Salvador – Jesus Cristo. Jesus é autor e consumador da fé – Hb 12.2. Os eleitos de Deus amavam Jesus – apesar de não o terem visto pessoalmente. Eles criam em Jesus – apesar de não o verem (Hb 11.1). Como mantiveram sua fé focada em Jesus?[1] Através do testemunho dos profetas (I Pe1.10-12) e [2] pelo testemunho do apóstolo Pedro.


Quarta: A fé genuína será recompensada –“Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas” - 1.9. A recompensa não é dada agora nem é material. A recompensa está nos céus de onde  aguardamos o Salvador que trará a plenitude da salvação para nós. Preste muita atenção: A fé será recompensada – não com bens materiais nem com saúde, mas com a ressurreição que será o resgate da nossa alma (vida).


Você possui a fé genuína que nos incentiva a perseverar e nunca desistir? Amarre sua fé no mastro! O Espírito vai soprar e conduzir você segundo a vontade de Deus. As tempestades virão como prova, mas para comprovar a legitimidade da sua fé, por isso olhe para Jesus, autor e consumador da fé, e espere a recompensa que virá, este é o alvo da fé genuína. Pois, o justo viverá pela fé! Deus o abençoe!

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

De Que lado você está!Leia a Meditação Anterior pr. Sebastião machado

5 fevereiro de 2016