Meditação © Amplo Publications

11 de fevereiro de 2016

Engajados no Reino de Deus

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz e alegria no Espírito Santo” [ Romanos 14.17]


Conheço pessoas que gastam suas vidas para defender ideais humanistas. Perto da minha casa há uma ONG que defende os animais e as pessoas envolvidas são dedicadas e gastam boa parte do seu tempo e dinheiro para promover esta causa. Eles são voluntários, divulgam o trabalho e fazem propaganda para que os vizinhos adotem um animal, que segundo eles, precisa de uma família.


Por que encontramos tanta dificuldade na igreja em encontrar cristãos que estejam dispostos a se engajar no trabalho do reino de Deus? Quando pedimos por voluntários para trabalhar na seara a resposta negativa geralmente se esbarra na falta de tempo e de dinheiro. O que fazer para não perdermos a batalha nem sermos dominados pelos valores deste mundo?


Uma igreja precisa ser transformada pelos valores do reino de Deus. Isaías 40 foi um divisor de águas para o profeta e para Israel. Is 40.1-2 – Deus chamou os mensageiros para consolar o seu povo. Israel sucumbiu à cosmovisão da sua época e se tornou idólatra como as nações pagãs. Por isso, Deus disse: vv.18-20 – fujam da idolatria; v.25 – Deus não pode ser representado nem cultuado através de imagens: Deus é espírito e procura pessoas que o adorem em espírito e em verdade; v.12 – Ele é o Criador todo-poderoso; vv.13-14 – Ele é onisciente – não tomou conselho com ninguém; e vv.15-17 – Ele é Majestoso - Tudo neste mundo é insignificante perto da sua Majestade. Toda a glória do mundo é nada comparada com a glória de Deus.

Aqui deixo uma palavra de alerta: Cuidado para que o seu coração não o traia e você passe adorar coisas em lugar do Criador. Este foi, e ainda tem sido, o maior pecado da humanidade – Romanos 1.25. Qual, portanto, é a solução de Deus para seu povo?


ERGUER OS OLHOS AOS CÉUS. Is 40.26 – Ergam os olhos e olhem para as alturas. Este olhar significa colocar toda esperança no Criador que fez o céu e a terra; significa também colocar toda confiança no Criador que é todo-poderoso. No Salmo 121.1 o salmista colocou seus olhos no lugar errado – “Elevo os olhos para os montes...”Observe que ele olhou para onde não devia - – “os montes” (perigo, inimigo). Agora, no Salmo 123, a atitude do salmista está correta: Para quem devemos olhar? V.1 - A Ti que ocupas o trono (autoridade) nos céus; Como devemos olhar? Com atenção – v.2 -em obediência como os servos aos seus senhores; e por que devemos olhar? O motivo (vv.3-4) – porque estamos cansados do desprezo e zombaria dos orgulhosos e arrogantes deste mundo.


“O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. Meu desejo e oração para que neste ano de 2016 nosso coração seja transformado pelos valores do reino de Deus. Assim, seremos crentes engajados com o trabalho do Rei, dispostos a dedicar nosso tempo e dinheiro para a causa eterna e convocaremos outros para fazerem parte desta obra. Eu convoco você para levantar seus olhos porque os olhos da fé precisam ser levantados para os céus, pois só assim teremos disposição para nos engajar com os valores do reino. Que assim seja e que Deus nos ajude!

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

A Retidão livra da morteLeia a Meditação Anterior pr. thomas tronco

10 fevereiro de 2016