Meditação © Amplo Publications

14 de julho de 2016

As Prioridades do Amor

Quais são as suas prioridades? Você estaria disposto a sacrificar seus bens por pessoas ou sacrificaria relacionamentos por seus bens? Jesus afirmou para um doutor da Lei que os dois grandes mandamentos da Lei eram,primeiro: “Amar a Deus sobre todas as coisas” e, segundo: “Amar o próximo como si mesmo”. Uma vida voltada para as coisas materiais impedirá que o nosso coração tenha as prioridades corretas, pois amará mais as coisas do que as pessoas.


Em Lucas 12.13-21 temos um exemplo de como o materialismo é tão destrutivo. O texto nos ensina a evitar o materialismo porque ele domina nossa perspectiva de vida. Na passagem em questão havia um homem com problemas de relacionamento com seu irmão porque estava em disputa por uma herança. Portanto, a prioridade dos dois irmãos estava nos bens, pois brigando por causa de “coisas materiais”. Observe a natureza da disputa: Bens materiais vs Bens relacionais. Para esses homens a riqueza, “herança”, era mais importante do que manter um bom relacionamento em família. Por isso, Jesus disse a eles: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens” [Lucas 12.15].


Como somos tardos em ouvir Jesus, não é mesmo? Muitas famílias são destruídas por causa da partilha de bens. Já me aconteceu de estar num velório e presenciar a discussão de irmãos e parentes sobre a partilha dos bens deixados pelo morto. O falecido nem havia sido enterrado e sua riqueza já era motivo de discórdia. Não permita que esta atitude materialista domine sua perspectiva de vida. Lembre-se do que Jesus ensinou: “Onde estiver o seu tesouro, aí estará o seu coração”, ou seja você se dedicará àquilo que for o seu tesouro.


As prioridades do amor são Deus e o próximo. Pessoas, não coisas. As pessoas são mais importantes do que as coisas. Jesus contou a parábola do Rico insensato para nos advertir contra a insensatez do materialismo [Lc 12.16-21]. Por isso, encha o seu coração de gratidão a Deus por ter Jesus como Salvador, viva na perspectiva da vida eterna e durante este tempo presente tendo o que comer e se vestir esteja satisfeito, porque você não trouxe nada para este mundo e, dele, nada levará consigo.


Duas orientações de Jesus precisam motivar o nosso coração: 1ª. Viver com Contentamento, Lc 12.15 – “a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”, por isso, “tendo o que comer e vestir estejamos contentes”; 2ª. Buscar os galardões celestiais, Lc 12.31 – “Busquem o reino de Deus em primeiro lugar” e dependam da provisão de Deus para suas necessidades, ele prometeu que vai supri-las: “Essas coisas lhes serão acrescentadas”. Deus nos abençoe!

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 13-jul_uniao-estavel