Meditação © Amplo Publications

15 de dezembro de 2016

A Grande Tribulação

Estamos vivendo no período da Grande Tribulação? Alguns cristãos acreditam e ensinam que sim, vivemos a tribulação. Quando olhamos para o mundo vemos guerras, terremotos, violência, tantos cristãos sendo perseguidos e mortos que dá para acreditar que passamos pela tribulação. Os cristãos de Tessalônica, no primeiro século, também estavam passando por muitas provações e pensaram que já estavam vivendo neste terrível período descrito pelas Escrituras Sagradas.


Portanto, o apóstolo Paulo escreveu sua segunda carta aos Tessalonicenses para esclarecer e orientar a igreja acerca deste assunto. Quando Sucederão Estas Coisas?  O escritor bíblico aborda o assunto sobre “A vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa reunião com ele” (2 Ts 2.1) encorajando os cristãos ao dizer: “não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado” (2 Ts 2.2). Notícias apocalípticas também veiculavam no período apostólico amedrontando os cristãos. Alguns pregadores diziam ter recebido “profecias” e outros até apresentavam “cartas” supostamente escritas por algum apóstolo. Por isso, Paulo exorta os irmãos nestes termos: “não deixem que ninguém os engane de modo algum” (2 Ts 2.3).


A fim de trazer maior tranquilidade ao coração dos cristãos o apóstolo ofereceu três orientações que demarcarão o Dia do Senhor: Primeiro, os crentes serão raptados pelo Senhor (v.1). Paulo deixou claro que a igreja será levada para o céu para se reunir com o Senhor antes daquele dia. Segundo, acontecerá a apostasia (v.3b). Logo após o arrebatamento da Igreja o falso profeta seduzirá as multidões com “sinais e maravilhas  e instalará uma falsa religião que dominará o mundo inteiro (Ap 13.11-18), mas lembre-se de que a Igreja já não estará aqui na terra. E, terceiro, Paulo diz que será revelado o homem do pecado (v.3c), o Anti-Cristo, a Besta que se levantou do mar (Ap. 13.1). Mas, o apóstolo deixou claro que esse homem aparecerá somente quando o Detentor for afastado (II Ts 2.5-8). Nós cremos que o Detentor, aquele que impede por enquanto o surgimento do homem do pecado, é o Espírito Santo.


Jesus orou ao Pai, em nosso favor, pedindo: “Santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a verdade” (Jo 17.17). Por isso, meus irmãos e irmãs não sejam alarmistas nem se deixem enganar, mas fortaleçam-se no ensino da Palavra de Deus. Graças ao nosso bom Deus que a Bíblia é um mapa seguro para seguirmos a viagem até o fim e nada pode nos enganar nem nos amedrontar, pois seguimos as orientações do nosso Comandante (Sl 119.105). Então, tranquilizem o coração, pois não passaremos pela Grande Tribulação. Nós sabemos a vontade do Senhor Jesus, então quem tem ouvidos para ouvir, ouça: “Crê somente, e não temas!”

pr. sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 14-dez_quem-eh-irritadico-faz-tolices