Meditação © Amplo Publications

16 de junho de 2016

E Deus Viu

“... o Senhor viu que Lia era desprezada...” [Gn 29.31]


Você sabia que Jacó, o neto de Abraão, era analfabeto? É verdade, porque ele amava Raquel e não Lia. Brincadeira à parte, a Bíblia diz que Lia era a filha mais velha de Labão e tudo indica que não gozava de beleza física (Gn 29.16-17). Outra informação que temos é de que ela foi usada como objeto de barganha por seu pai que a deu em casamento para enganar o sobrinho Jacó (Gn 29.25-26). E, finalmente, ela era uma esposa desprezada pelo marido, pois Raquel era a preferida de Jacó. Com certeza não deve ter sido nada fácil a vida desta mulher: Desprovida de beleza, usada pelo pai e preterida pelo marido.


Mas, “quando o SENHOR viu que ela era desprezada” mudou tudo. Quando Deus, em sua graça e misericórdia, atenta para nossa condição, então isto faz toda a diferença. Temos a informação bíblica de que o SENHOR não vê como o homem, pois o homem vê o exterior, mas o SENHOR olha para o coração. Lia não tinha beleza física, mas seu coração revelou possuir uma atitude interior que agradou a Deus. Deste modo, esta mulher desprezada pelos homens foi abençoada por Deus com o dom da fertilidade e ela deu à luz filhos para Jacó (Gn 29.31).


Precisamos crer e confiar que acima da nossa situação, por mais difícil que ela seja aos nossos olhos, está um Deus de amor que tudo vê e que se interessa por nós. Por isso, não podemos sucumbir às circunstâncias nem permitir que o nosso coração se embruteça ao ponto de perdermos a esperança. Como disse o salmista: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus” – (Sl 43.5).


Creio que a confiança de Lia no SENHOR foi aumentando gradativamente. Inicialmente ela não conhecia o Deus de Abraão, mas aprendeu a amá-lo por causa de Jacó. Assim, é interessante observar que, o quarto filho de Lia recebeu o nome de Judá. Ela disse ao dar à luz: “ ‘Desta vez louvarei o SENHOR’. Assim deu-lhe o nome de Judá” (Gn 29.35). Este filho deu origem à Tribo de Judá, de onde veio o Messias, o Salvador Jesus Cristo. Que maravilha!!! Lia foi um dos instrumentos escolhidos por Deus para trazer ao mundo o Seu Filho.


Veja como Deus é bom! Na aflição de uma jovem que se tornou mãe o SENHOR viu a sua situação e manifestou graça. Acredite que sua situação não está alheia aos olhos de Deus, ele vê, ele se interessa por você. Portanto, não permita que a tristeza tire sua esperança, espera em Deus, pois ainda haverá motivos para você louvá-lo. Não se deixe desanimar, mas espera!

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 15-jun_os-filhos-da-alianca