Meditação © Amplo Publications

18 de abril de 2016

A Confissão Traz Libertação!

Será que a falta de fervor espiritual deve-se à falta de confissão de pecados? Parece-me que a atual liturgia está tão focada em fazer os crentes se sentirem bem que não sobra espaço no culto para contrição nem confissão. Lembro-me do profeta Isaías que foi ao culto para adorar e teve a graça de vero SENHOR assentado sobre um alto e sublime trono. Então diante da santidade de Deus o profeta reconheceu e confessou o seu pecado, e, por isso, recebeu perdão, experimentou libertação e foi comissionado para o ministério [Is 6.1-8].


Será que perdemos a sensibilidade espiritual do convencimento do Espírito? Talvez, pensemos: Confessar o quê? Confessar pra quê? Eu não pequei esta semana! “Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós” [I João 1.8,10].


Diante do pecado só existem duas alternativas: Negar ou Admitir. Quando Samuel confrontou Saul com sua desobediência, ele negou e não houve provisão da graça [I Sm 15.20]. Mas, quando chegou a vez do profeta Natã exortar o rei Davi por causa do seu pecado, ele admitiu o seu erro e achou graça [II Sm 12.13]. A mensagem de Provérbios 28.13 é simples, clara e objetiva: “Quem encobre sua transgressão jamais prospera, mas quem a confessa e deixa encontra misericórdia”. Saul enfrentou o julgamento de Deus e foi morto. Davi encontrou misericórdia e perdão, foi absolvido, embora tenha sofrido as consequências (disciplina de Deus) dos seus atos.


Você tem o hábito da confissão? Como você pode detectar a presença de pecado? Paulo ordenou aos cristãos de Corinto para “examinar o coração” e “fazer um autoexame” [I Co 11.31]. Então, atente para alguns sinais em sua vida que podem denunciar a presença de pecado não confessado: “Falta de ânimo” (Sl 32.4); “Coração angustiado” (Sl 38.18); “Falta de alegria” (Sl 51.8,12); “Relacionamentos rompidos” (Cl 3.15). Se há alguns destes sinais em sua vida cristã talvez seja hora de parar, ir para o quarto, dobrar os joelhos e praticar a confissão: I João 1.9.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

A Mulher IndiscretaLeia a Meditação Anterior pr. thomas tronco

15 de abril de 2016