Meditação © Amplo Publications

19 de maio de 2016

Procura-se Pessoas de Oração!

Como está sua vida de oração? Hoje iremos conhecer um homem chamado Epafras. Não temos muitas informações sobre ele, mas as que temos são surpreendentes. Quem foi Epafras? Ele não escreveu nenhum livro bíblico nem se destacou como um grande homem de Deus, mas acredito que são as pessoas simples que deixam grandes legados para as futuras gerações. O legado de Epafras é sua vida de oração.


O texto bíblico nos ajuda a formular perfil deste homem. Lemos em Colossenses 1.7 que ele foi o fundador da Igreja em Colossos, no primeiro século. Os colossenses “ouviram e entenderam a graça de Deus’ através da pregação dele. Ele também foi chamado de “amado conservo’ e “fiel ministro de Cristo’. Portanto, deduzimos que foi um cooperador da equipe missionária do apóstolo Paulo e o pastor dos colossenses. Em Filemom1:23 aprendemos que ele foi preso juntamente com Paulo – em Roma. Na ocasião em que foi visitar o apóstolo na prisão acabou sendo encarcerado, pois “quem era amigo de Paulo era inimigo de Roma”.


Mas, no texto de Colossenses 4.12 é que temos outras informações impressionantes sobre Epafras. Ele era um cristão comprometido com a sua comunidade [“um dos vossos”], e um obreiro comprometido com Cristo [servo - δοῦλος - de Cristo]. Todavia, o que ele fazia como obreiro e cristão é fundamental para nós. Epafras tinha uma vida de oração em favor dos colossenses. Paulo dá testemunho de que ele era um homem de oração. O apóstolo usa um verbo interessante: “combatendo [ἀγωνιζόμενος] sempre por vós em oração”. Suas orações não eram meras palavras jogadas ao vento, mas um árduo combate espiritual pelos Colossenses. Esta palavra era usada para se referir aos homens lutando com feras selvagens na arena.


Qual o objetivo das orações de Epafras? Suas orações tinham propósitos espirituais em favor dos colossenses porque seu desejo era para que os colossenses: (1). Conservassem-se firmes [σταθῆτε] – isto é, permanecessem firmes na verdade, nas doutrinas da graça, se opondo a toda doutrina contrária, pois o erro tentava entrar na igreja de todas as formas; (2).Fossem perfeitos [τέλειοι] - Para que eles crescessem em maturidade espiritual e não fossem meninos agitados; (3). Completos [πλήρεις] - Para que eles compreendessem toda a vontade de Deus — isto é, fossem cheios de obediência e certeza da vontade graciosa de Deus.


Onde estava a motivação de Epafras para orar? Sua motivação como homem de oração estava no zelo pela igreja do Senhor Jesus, disse Paulo: “Pois eu lhes dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis” (Cl 4:13). Ele tinha um interesse genuíno e cristão pelo bem espiritual do povo de Deus: “por vós... e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis”.


A igreja precisa de homens como Epafras! Deus procura pessoas de oração! Se cada cristão se dispuser a lutar em oração pelo bem estar espiritual da Igreja – Deus irá nos atender, temos uma promessa maravilhosa em Lucas 18.1-8. Lute e agarre-se nesta promessa. Deus nos abençoe!

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior pr. sebastião machado18-mai_a-disciplina-traz-aprendizado