Meditação © Amplo Publications

22 de abril de 2016

O Que Significa Confissão?

Na meditação anterior vimos que a confissão traz libertação. Mas, a confissão que traz libertação é fruto de um coração arrependido. Deus não quer ouvir palavras vazias, ele quer ver um coração arrependido. Por isso, a confissão e arrependimento devem andar de mãos dadas. Vamos examinar o que significa confissão a partir do texto de Daniel 9.3-19. O povo de Deus havia sido levado para o Cativeiro na Babilônia e, agora, ao tempo do profeta já se passara 70 anos. Daniel estava lendo o profeta Jeremias e fez as contas, então foi despertado a buscar a Deus. O que ele fez?


Primeiro, Daniel admitiu as falhas, os erros e os pecados dele e do seu povo – 9.4-6. Daniel orou por si mesmo e por todo seu povo. Ele usou a primeira pessoa do plural – “Nós”. Nesta confissão ele reconheceu que o pecado foi a causa de todo o sofrimento da Nação de Israel. A aflição era consequência, veio como parte da disciplina de Deus, Dn 9.11. Precisamos entender esta verdade bíblica: Quando confessamos os nossos pecados experimentamos libertação, mas às vezes teremos que lidar com a disciplina de Deus.


Segundo, Daniel declarou que Deus estava certo– 9.7-8. Confissão significa isto, declarar que Deus está com a razão e nós estamos errados. Na oração, ele disse:“SENHOR tu és justo!” Significa que não houve injustiça no tratamento de Deus para com Israel. Ao SENHOR pertence a justiça! O sofrimento não é culpa de Deus, mas nossa culpa (Gn 2.15-18). Assim como Adão também temos feito escolhas contra a vontade do Criador. O pecado é o desviar de Deus e da sua santa vontade, e o sofrimento é consequência. Por isso, Daniel orou confessando: “Hoje estamos envergonhados” [v.8]. A vergonha era fruto da rebelião contra Deus.


E, terceiro, Daniel suplicou a misericórdia de Deus, apesar do pecado cometido pela Nação – 9.9-19. Mais uma vez ele confessou que tudo que havia acontecido com ele e com seu povo era fruto da rebeldia porque eles não deram ouvidos à Lei, não obedeceram a Deus, transgrediram e se desviaram, por isso estavam sob maldição [v.11]. Não somos diferentes de Israel! Precisamos entender que só estamos de pé porque Deus é gracioso. A igreja não é formada por super-heróis, mas por pecadores lavados pelas insondáveis misericórdias de Deus. Por isso Daniel orou dizendo: “Não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias” [v.18].


Óh povo de Deus admita seus erros e pecados, reconheça que Deus é justo e que, por isso, disciplina e até castiga seus filhos. Mas, apesar dos pesares, que visão maravilhosa Daniel nos ajuda a ter sobre Deus: Ele é misericordioso e perdoador, apesar de sermos quem somos e fazermos o que fazemos! “Ao SENHOR, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão” [9.9].

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Futilidades - parte 2Leia a Meditação Anterior pr. marcos granconato

21 de abril de 2016