Meditação © Amplo Publications

24 de março de 2016

Ter Conhecimento Não Basta

Eu gosto de assistir alguns programas relacionados com a Bíblia apresentados pelo canal History. Já vi inúmeros doutores em arqueologia, paleontologia, velho e novo testamentos apresentarem argumentos interessantes sobre o mundo bíblico. Eles falam com propriedade sobre Gênesis, narram a história de Abrãao, Moisés e outros personagens bíblicos com riqueza de detalhes. Mas, a gente percebe que, lá no fundo, todo aquele conhecimento adquirido está na cabeça dos doutores, mas não transformou os seus corações.


Paulo mostrou na sua carta aos romanos que o mundo gentílico – pagão – “tem conhecimento sobre Deus” [Rm 1.21]. A meu ver, o problema do homem não é a falta de conhecimento, mas o que se faz com ele. Deus se manifestou aos homens e se fez conhecido aos que o desconheciam [Rm 1.19]. Apesar de toda a iniciativa de Deus em se revelar aos homens, estes desprezaram o conhecimento do Criador.


Embora tendo tal conhecimento os homens “não glorificaram a Deus”. Os povos falharam em honrar a Deus como Criador e Senhor da sua criação. Não deram louvor, não o engrandeceram e nem o adoraram. Eles também “não foram agradecidos a Deus”. A marca do incrédulo é a ingratidão. Os homens agradecem pela tecnologia, pela meteorologia, pelos suplementos agrícolas, mas não aceitam que por trás de tudo isso está Deus – o Criador [Atos 14.14-17]; e por último, eles rejeitaram a revelação de Deus “e trocaram a glória do Deus imortal pela idolatria”. Todo o favor de Deus em se dar a conhecer aos homens foi rejeitado por eles.


Por isso, o resultado é que “tornaram-se nulos em seus próprios raciocínios” porque houve uma negação da verdade de Deus, e, por isso eles “caíram nas trevas da ignorância” e “o coração insensato mergulhou em profundas trevas”. O clímax de todo conhecimento sem adoração a Deus está na rebeldia do coração e na atitude de incredulidade que levam a caminhos de destruição. Por isso, por três vezes vemos a consequência da rejeição, o juízo de Deus: “Por isso, Deus os entregou à impureza sexual, e a paixões vergonhosas e a uma disposição mental reprovável” [Rm1.24,26,28].


Portanto, meus irmãos, sejamos humildes! Nosso maior desafio é traduzir o conhecimento que temos recebido em devoção sincera a Deus. Se uns tem mais capacidade do que outros, é pura graça! Por isso, o conhecimento de Deus precisa estar a serviço do Espírito para transformação do nosso ser. Se o conhecimento não levar à adoração, então ele não tem sentido. “O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica. Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria. Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus” [I Co 8.1-3].

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

O Poder para PerdoarLeia a Meditação Anterior dr. craig etheredge

23 de março de 2016