Meditação © Amplo Publications

25 de abril de 2016

Por Que Devemos Praticar a Confissão?

Quero oferecer três razões práticas para a necessidade da confissão.


1º. Porque sem confissão não há PERDÃO! Em I João 1.9 diz: “Se confessarmos .... ele é fiel e justo para perdoar”. A cruz de Cristo demonstrou a justiça de Deus. Portanto, há provisão para o perdão! Mas se não houver confissão, também não haverá perdão.O pecado não confessado quebrará a comunhão, mas isto não significa que o crente perderá sua posição de filho, mas deixará de deleitar-se na intimidade do Pai. Quantos cristãos já perderam seu vigor espiritual, sua vida de relacionamento com Deus e com outros irmãos por causa de pecados não confessados? “Andar na luz” [v.7] significa um reconhecer contínuo da necessidade de perdão.


2º. Porque sem confissão não há COMUNHÃO. O texto de I João 1.7 fala sobre comunhão entre irmãos que andam na luz. Irmãos que andam na luz pecam um contra o outro, mas o “sangue de Jesus purifica de todo pecado”. Quem não confessa seu pecado perde não só a comunhão com Deus, mas também com outros crentes. Por isso, Jesus orientou seus discípulos a praticarem a disciplina eclesiástica em Mateus 18.15-17. O objetivo da disciplina é “ganhar o irmão!”. A exclusão de um membro só deve acontecer depois de todas as tentativas de reconciliação, e só então porque ele se recusa admitir o pecado e confessá-lo. Pecado, portanto, não confessado quebra a comunhão.


3º. Porque sem confissão não há RESTAURAÇÃO. Infelizmente muitos cristãos não conseguem restaurar um relacionamento depois de uma ofensa. Alguns até dizem que perdoam, mas não desejam mais caminhar juntos. Todavia, pecado confessado deve gerar restauração. A Bíblia fala sobre restauração, nunca sobre separação. Devemos, assim, esforçarmo-nos para restaurar relacionamentos rompidos. O cristão não tem alternativa a não ser perdoar de coração [Lucas 17.3-4]. A boca precisa fazer uma confissão genuína como fruto de um coração quebrantado: Pequei contra o SNHR! Se o cristão levar a sério o valor da confissão, então experimentará bênçãos grandiosas como perdão, comunhão e restauração.


Pare e Pense: Hoje você amou a Deus como ele é digno de ser amado? Não! Então, confesse isto a Deus.Você perdoou alguém que te ofendeu como a Bíblia manda? Não! Então, confesse isto também.Você fez algo contrário a vontade do Criador? Fez? Então, não espere, confesse para Deus. “Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga!” - [Salmo 32.1].


pr. sebastião machado

 COMENTAR

O que Significa confissão?Leia a Meditação Anterior pr. sebastião machado

22 de abril de 2016