Meditação © Amplo Publications

25 de agosto de 2016

Determinação

Quando vemos alguém de sucesso perguntamos, “o que que ele tem que eu não tenho?” Algumas pessoas atingem o sucesso por causa de uma oportunidade que aparece, mas geralmente a maioria chega por uma questão de determinação. Uma pessoa determinada consegue atingir seus objetivos.



No texto bíblico de 1Corintios 9.24 Paulo explica quea vida cristã exige  determinação, trabalho árduo, auto negação e seriedade para se chegar à vitória: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis”. O exemplo usado aqui pelo apostolo é o de um atleta olímpico de atletismo. Quando olhamos para esse tipo de atleta fica evidente que para alcançar a sua medalha de ouro, “o prêmio”, ele precisou demonstrar muita determinação nos treinos. Um atleta determinado treina incansavelmente, faz as dietas necessárias para melhorar sua condição física e sacrifica-se pessoalmente para vencer os adversários.



Aquele que não tem um coração determinado para alcançar suas metas, mas dá espaço para a indolência já está no caminho do fracasso.  O profeta Daniel foi, desde jovem, um tipo de pessoa determinada: “Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia” (Dn 1.8). Daniel fez um firme propósito de não se contaminar e foi assim que ele andou pela estrada de um ministério difícil, mas vitorioso. Sem esta determinação Daniel teria sido um profeta fracassado.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 24-ago_crescer-no-conhecimento-de-cristo