Meditação © Amplo Publications

25 de julho de 2016

Temor, Somente a Deus

O ser humano tem medo de muita coisa. Nós, cristãos, não estamos imunes ao medo, embora professemos confiança em Deus, nossa fé vacila e a gente afunda no mar da dúvida. Jesus disse aos seus discípulos que não deveriam temer “aqueles que podem matar o corpo e depois nada mais podem fazer” [Lc 12.4]. Os discípulos sofreram terrível perseguição e martírio, mas não se deixaram intimidar pelas ameaças das autoridades nem do povo.



Não é fácil aceitar esta palavra de Jesus, pois temos um instinto de sobrevivência muito forte. Todavia, o que uma pessoa pode fazer de ruim contra um cristão? A resposta foi dada por Jesus: “matar o corpo”. É fato que perder a vida física não é uma coisa boa, mas não é o pior de tudo. Esta é a única permissão dada por Deus aos incrédulos. Por exemplo, Herodes mandou matar João, o Batista [Mt 14.1-12] e depois Tiago, irmão de João [At 12.1-2]; Estevão foi apedrejado pelos judeus [At 7.54-58]. Mas, o bem mais precioso do cristão é sua “alma” e somente o Deus todo-poderoso pode determinar o destino eterno de uma pessoa[Lc 12.4-5].



O medo pode ser vencido? Sim! Há inúmeras passagens nos convocando a não temer, mas crer em Deus. O medo dá lugar à fé quando confiamos que Deus, nosso Pai Celestial, está no controle de tudo e cuida de nós. Jesus disse que Deus cuida da sua criação e sustenta até mesmo os pardais, passarinhos insignificantes. Nenhum destes animaizinhos morre sem o consentimento de Deus. Isto é incrível! Deus também tem um conhecimento perfeito dos seus discípulos – “até os cabelos da cabeça estão contados” e, com base nesta verdade Jesus afirmou o valor dos discípulos aos olhos de Deus – “vocês valem mais que muitos pardais”. O medo nos domina porque temos dificuldade de crer que Deus é todo-poderoso e capaz de cuidar de nós. Achamos que Deus é poderoso só quando tudo vai bem conosco. Vivemos como se fosse o trabalho que nos sustenta e achamos que é a nossa capacidade que nos leva onde queremos ir.



Tema somente a Deus! “Aquele que teme o SENHOR possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos” [Pv 14.26]. Não se deixe intimidar pelo medo das pessoas ou de qualquer coisa! Procure avaliar os motivos que levam você a ter medo e lute contra eles. Talvez, seu foco esteja “naqueles que podem matar somente o corpo”, mas não podem fazer mais nada. Deus está acima de tudo e de todos. Acredite que ele não se esquece nem dos pardais. Portanto, confia nele de todo o seu coração e descanse no amor dele por você, pois ele disse: “Você vale mais do que muitos pardais!”

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 22-jul_a-preguica-nunca-acaba-bem