Meditação © Amplo Publications

29 de dezembro de 2016

A Solução é Confiar!

Penso que se aproximar de Deus com base nas obras é mais fácil do que pela fé. Digo isso com base na quantidade de grupos religiosos que tentam agradar a Deus confiando nos seus próprios méritos. A fé destas pessoas é depositada naquilo que fazem para receber algum favor Divino, é como se o adorador dissesse para Deus: “Olha Deus o que estou fazendo para ti, meu sacrifício, então me abençoa com base nisso”.


Jesus mostrou que a solução é confiar: "Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim” (João 14.1). Somos instados a confiar, pois fé bíblica significa confiança numa pessoa e naquilo que ela falou. Neste texto Jesus está chamando seus discípulos para enfrentar os momentos de crise com confiança em Deus Pai e nele, o Deus Filho. A última noite de Jesus com seus discípulos revelou ser um momento de crise intensa. Jesus estava enfrentando a crise mais difícil da sua vida, pois seria traído, negado e morto. Os discípulos também enfrentariam severa crise porque ficariam sozinhos; seriam perseguidos e tudo que viveram durante três anos poderia ir por água à baixo, pois com a morte de Jesus o que seria deles?


O que significa Crer em Deus? Acredito que significa crer que Deus existe e que ele é todo poderoso (Hb 11.6 e Ef 3.20). Segundo, crer que Deus está no controle de tudo! Deus determina os eventos da história e os faz acontecer no tempo certo (Jo 13.1), assim como Jó declarou: “Bem sei que tudo podes e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”. Terceiro, crer que Deus recompensará os que creem, mas punirá os incrédulos. Você precisa crer nesta verdade (2 Tes 1.6-12).


O que significa crer em Jesus? Primeiro, significa crer que Jesus é o Deus encarnado (Jo 1.1,14, 13.18-19), segundo, crer que Ele é o Messias prometido para Israel e que Ele foi enviado por Deus para realizar a obra de salvação (Jo 3.16-17; 20.31); terceiro, crer que a tragédia não terá a última palavra na nossa vida, mas que Jesus dará um sentido para tudo que passamos e sofremos (Fp 1.6 e 1 Co 15.50-58); e, por último crer que o mal não triunfará, mas será totalmente derrotado. A cruz foi o local da vitória de Jesus sobre o mal (Rm 16.20 e Ap 20.10,14-15).


Não há como evitar as crises. Elas acontecem inesperadamente, chegam sem dar aviso e, depois que elas acontecem, temos que aprender a lidar com as consequências. Talvez, não haja muito que fazer, mas  a solução é “crer em Deus e crer também em Jesus”. Nesse momento quero trazer à mente um texto de Paulo que estava preso e prestes a ser decapitado (2 Tm 1.12): “Sofro, mas sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia”.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 28-dez_paz-indescritivel