Meditação © Amplo Publications

4 de maio de 2016

Jesus e a Multidão

Lucas registrou uma história interessante de Jesus sendo seguido por uma grande multidão [Lucas 14.25]. Jesus adquirira muita popularidade naquele momento da sua vida pública, então ele se voltou para a multidão a fim de anunciar a seriedade e os sacrifícios envolvidos no discipulado. Você quer seguir a Jesus? Inicialmente duas exigências foram feitas por Jesus aos que queriam segui-lo.


Primeiro Jesus disse que o compromisso com ele deve estar acima de qualquer outro compromisso – Lc 14.26. Devemos entender esta premissa à luz de Lucas 14.15-20  em que várias desculpas foram apresentadas, pelos que foram chamados pelo dono da festa, para não irem ao banquete. Todas as pessoas convidadas apresentaram suas desculpas baseadas em algum tipo de “compromisso”. Portanto, à luz destas escusas é que Jesus se dirige à multidão apresentando a exigência de “deixar pai, mãe, irmãos e negar a si mesmo”.


Depois Jesus disse que o compromisso com ele requer submissão ao seu programa e seus propósitos – Lc 14.27. Ele falou sobre “carregar a cruz e segui-lo”. Mas acruz não é uma “enfermidade” nem a “esposa” nem o “marido” e também não são os “filhos” sem disciplina e problemáticos. Carregar a cruz era uma linguagem comum – conhecida pelos seus ouvintes. Quando Jesus usou esta expressão, ‘tomar a cruz’, a multidão entendeu o significado. Jesus falava sobre pagar um preço. Seguir a Jesus tem um custo, o sacrifício está envolvido. Seguir a Jesus não era um programa de “oba-oba” nem um “convite ao lazer”. Seguir a Jesus não tinha o propósito de autopromoção – tem muita gente se promovendo à custa de Jesus. Seguir a Jesus é estar comprometido com seu programa e seus propósitos – João 6.35-42. Significa prontidão para viver e morrer por Jesus e sua causa. Uma mentalidade incrédula e carnal não entenderá quem é a pessoa de Jesus nem tão pouco o significado da sua obra.


João Huss viveu na Boêmia [Tchecoslováquia] no Séc. XIV. Ele era um padre fervoroso e humilde. Teve contato com os escritos de outro João, Wycliffe. Então, aquelas leituras o levaram a se converter a Cristo e ele começou a pregar o evangelho da graça na sua cidade. O Papa ordenou que ele parasse, mas ele continuou pregando. Por isso, foi chamado no Concílio de Constança e foi condenado como herege, morreu na fogueira em 1415. Diante do Concílio de Constança que exigia a negação dos seus ensinos, ele disse: “Apelo a Jesus Cristo, o único juiz todo-poderoso e totalmente justo. Em suas mãos eu deponho a minha causa, pois Ele há de julgar cada um não com base em testemunhos falsos e concílios errados, mas na verdade e na justiça”. Ele foi queimado vivo na fogueira no dia 06.07.1415, em meios às chamas cantou hinos e salmos, e gritou: Senhor, tem misericórdia!


À luz destas duas primeiras exigências acima você ainda está a fim de seguir a Jesus? Jesus apresentará a seguir duas parábolas para que a multidão avalie o custo do discipulado. Será que vale a pena seguir a Jesus? Leia Lucas 14.28-32.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior pr. sebastião machado3-mai_os-que-confiam-no-senhor