Meditação © Amplo Publications

2 de junho de 2016

Mãe, Mulher Poderosa!

Mãe, que influência você quer deixar na vida de seus filhos? Saiba que você marcará a vida dos seus filhos para o bem ou para o mal, querendo ou não. Afinal, foi você que concebeu e gerou o filho por nove meses. Depois veio a experiência singular de dar à luz ao seu rebento, e você o amamentou e finalmente tem cuidado da sua cria como uma leoa.



A Bíblia faz menção de uma mãe que não é muito conhecida. Na verdade, poucos já ouviram um sermão sobre ela. Estou falando da mãe de Lemuel, possivelmente o Rei de Massá, na Arábia. Este rei foi tão impactado pela influência de sua mãe que editou os conselhos dela e Deus, em sua graça e sabedoria, fez que ficassem registrados para as futuras gerações. Está em Provérbios 31.1-9. Posso afirmar que a mãe de Lemuel foi uma mulher poderosa, todavia seu poder não estava em coisas efêmeras, mas em valores eternos.



Primeiramente, ela era uma mãe poderosa porque temia a Deus (v.1). Ela expressou sua fé no SENHOR ao dar nome no seu filho. Ela dedicou Lemuel a Deus, pois é isto que significa seu nome: “consagrado a Deus” ou “pertencente a Deus”. Possivelmente ela fosse estéril – por isso – orou a Deus por um filho tal como Ana, a mãe de Samuel - I Sm 1.11. Ela orou e quando concebeu, então dedicou seu filho. Lemuel aprendeu a temer a Deus porque sua mãe deu a ele este testemunho de vida.



Em segundo lugar, ela era uma mãe poderosa porque amava seu filho (v.2). A mãe de Lemuel deu testemunho da importância do filho para ela. Acredito que o maior ministério de uma mulher – mãe – são os filhos. Aquela mãe demonstrou o valor que o filho ocupava em seu coração, pois por três vezes num só versículo ela repetiu o termo – filho: “Meu filho”, trazendo a ideia de posse; “Filho do meu ventre”, pela graça de Deus ela havia sido geradora daquela vida; e, “Filho dos meus votos”, aqui está a sua gratidão pela resposta das suas orações. Amar os filhos significa dar a eles prioridade.



Preste atenção mãe! O trabalho não pode ser mais importante que seu filho, nem sua carreira, nem seus estudos, ou sua beleza – nada é mais importante que ele. Penso que nenhum sucesso compensa o insucesso na vida de um filho.



E, por último, ela era uma mãe poderosa porque aconselhava seu filho (vv.3-9). O valor de uma mãe não está na sua capacidade de dar presentes, mas em oferecer bons conselhos para seus filhos. A Rainha mãe não se perdeu em meio aos afazeres do Palácio, mas priorizou a formação do seu rebento. Ela deu conselhos sábios que foram de grande importância para toda vida de Lemuel. Por isso, agora que ele é rei, fez questão de publicá-los como uma forma de homenagear sua mãe lhe dera tantos conselhos, e possivelmente, continuava lhe dando ao pé do ouvido.



Portanto, você que é mamãe procure ser também uma mulher poderosa, mas não como o mundo propõe, todavia como Deus deseja e ordena em sua palavra. A Bíblia deixa um grande incentivo para as mulheres que desejam ser poderosas: “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mulher que teme ao SENHOR será elogiada” Pv31:30. Quem é que não gosta de ser elogiada? A mulher que teme ao Senhor será reconhecida visivelmente pelos filhos, marido e pelas pessoas que a elogiarão.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 1jun_escatologia-uma-senhora-discreta